Em 2018 a perspectiva é de crescimento no mercado da construção civil. A expectativa é que o Produto Interno Bruto (PIB) da Construção Civil cresça em 2%. De acordo com estudo da Construbusiness, no período de 2018 a 2020, o Brasil deve construir novas moradias. O que deve mobilizar cerca de R$ 205,6 bilhões por ano nesse período. Para acompanhar todo esse desenvolvimento, a tecnologia será pauta na construção civil. Veja em nosso artigo de que forma ela estará presente.

 

Em nosso último artigo, comentamos como a construção civil é um dos mercados que movimentam a economia global. Mas, quando o assunto é produtividade, a área deixa a desejar. E grande parte das vezes é por não utilizar a tecnologia.

Para José Carlos Martins, presidente da Câmera Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), quando comparada com os demais segmentos da economia, como o setor automotivo, a construção civil tem muito a avançar quando o assunto é tecnologia. No entanto, esse cenário vai mudar.

 

Tecnologias com as quais podemos contar

Uma das tecnologias com a qual podemos contar nos próximos anos é a Internet das Coisas (Internet of Things- IoT). Que consiste em conectar itens usados no dia a dia à rede mundial de computadores, sistematizando atividades diárias. Por exemplo, o Google Glass, que por meio de um dispositivo semelhante a um par de óculos, consegue proporcionar para o usuário diferentes experiências. Como ler o seu conteúdo sem a necessidade de mudar o seu foco de visão.

A transformação ocorre das coisas mais simples. Como regular a iluminação de um ambiente, até às mais complexas, como uma geladeira que te auxilia no estoque de mantimentos.

Em outubro de 2017, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) lançaram os resultados do estudo ‘Internet das Coisas’ e um plano de ação para o Brasil, que subsidiará a elaboração do Plano Nacional de IoT (IoT, do inglês Internet of Things).

Outra tecnologia que estará presente no cenário da construção é a computação cognitiva. A ferramenta consiste na capacidade de processar dados e entendê-los de maneira semelhante ao cérebro humano. Ou seja, é uma técnica que simula os processos do pensamento humano em um modelo computadorizado. Em poucas palavras, os computadores têm a capacidade de imitar a maneira que o cérebro funciona.

Na construção civil podemos ver essa tecnologia presente em plataformas que integram dados visuais do canteiro e os analisam de maneira inteligente. Elaborando um relatório sobre o status da obra como a segurança, qualidade, uso de equipamentos etc.

Se os problemas da obra são as falhas na comunicação, a solução vem da tecnologia Connected Job Sites – canteiro de obras conectado. Em que temos uma comunicação imediata entre o escritório, os trabalhadores e os equipamentos de obras. A vantagem dessa ferramenta é a possiblidade de monitoramento da obra, por meio do gerenciamento de equipes, equipamentos e atualizações de projetos feitos em 3D que são decodificados em forma de dados consistentes.

Por fim, outra tecnologia que também estará em cena são os aplicativos e softwares de gestão. Em que os gestores, funcionários da construção civil e proprietário da obra terão controle sobre o uso de materiais, orçamentos realizados, planejado x realizado, compartilhamento de fotos e comentários, entre outros. Geralmente toda essa ação de controle, troca de informações e planejamento, são realizados sem o uso eficiente da tecnologia presente nesse tipo de sistema.

O Obrafit, Sistema de Gestão online com acesso via desktop ou mobile pela nuvem, auxilia os gestores das obras a otimizar tempo por meio do armazenamento de informações de forma simples e intuitiva. Com o Sistema, é possível importar suas planilhas, compartilhar informações, interagir com os seus clientes de maneira eficiente e sem complicações.

Se interessou? Entre em contato e faça a gestão de sua obra de maneira eficiente!

Para assinar o sistema, basta acessar obrafit.com.br e escolher o plano mais adequado às suas necessidades, instalando o aplicativo móvel complementar via Google Play ou Apple Store. E mais! O sistema com todas as funcionalidades está disponível por 30 dias grátis! Crie agora a sua conta!