Soluções para a sustentabilidade e economia na construção.

 


A sustentabilidade é tendência mundial e, para que o futuro das próximas gerações seja promissor, a mudança deve começar agora. Em todos os segmentos já é visível a busca por tecnologias e soluções que não impactem o meio ambiente e que ofereçam condições trabalhistas favoráveis para colaboradores e terceiros.

Na construção civil, este conceito já é aplicado inclusive no Brasil e, não se limita ao tempo de construção, contemplando soluções inteligentes para que os futuros ocupantes de casas, edifícios e espaços comuns possam: reduzir, reutilizar e reciclar.

A reciclagem, além de evitar o lixo e/ou poluentes, alimenta a economia de outros setores como o dessas empresas (transportadoras legalizadas que alugam caçambas e destinam ao local correto o que for recolhido) e o próprio mercado de construção, por meio da substituição de insumos convencionais por entulho reciclado.

Novas técnicas e cases de sucesso se multiplicam, o Brasil já está entre os países que mais investem em prédios verdes. Muitas construções no país já possuem os certificados LEED (mais de 600) e AQUA (mais de 100).

 

LEED: (Leadership in Energy and Environmental Design), sistema de orientação ambiental de edificações usado em mais de 130 países*.

AQUA: (Alta Qualidade Ambiental) – certificação internacional de construções sustentáveis baseada no processo francês Démarche HQE, desenvolvido e adaptado à regulamentação brasileira pela Fundação Vanzolini*.

*Fonte: website Exame 

 

O excesso aumenta o despejo no segmento, que não pode ser feito na natureza e nem acumulado em ambiente urbano, atraindo insetos e roedores e prejudicando a saúde do ser humano. É necessário contratar pessoal especializado e respaldado pela lei para atuar nesta atividade.

Este material pode ser reciclado e reutilizado em aterros, substituir materiais extraídos de jazidas e virar matéria prima para substituir areia, brita e incorporar argamassas e concreto.

É possível idealizar e concretizar projetos sustentáveis com planejamento e acompanhamento em todo o processo. Durante a obra, a equipe deve receber orientações para evitar desperdícios de materiais e de como fazer o descarte correto de resíduos resultantes do processo construtivo.

O desperdício, além de ir na contramão do conceito ecologicamente correto, ainda gera gastos desnecessários. Vejamos então algumas soluções aplicadas recentemente:

 

1 – Reduzir

– Utilização de redutor de torneiras para a economia de água;

– Utilização de geradores de energia solar e eólica para a economia de energia elétrica;

– Ventilação e iluminação adequadas no projeto para evitar a utilização de aparelhos elétricos como: ar-condicionado, luminárias, ventiladores, etc.

2 – Reutilizar

– Transformar potes e garrafas plásticas em vasos de plantas;

– Criar sistema de armazenamento da água utilizada em tanques para posteriormente lavar ambientes externos e banheiros.

3 – Reciclar

– Fixar depósitos corretos para recicláveis e não recicláveis (plástico, papel, alumínio, vidro e lixo orgânico).

 

Alguns cases de projetos de sustentabilidade:

 

Leroy Merlin (SP)     

Ar-condicionado com baixo consumo energético e controle de umidade, mictórios sem uso de água, válvulas de descarga com fluxo duplo para maior ou menor necessidade de água, estas foram algumas medidas implantadas na sede administrativa da Leroy Merlin em São Paulo.

 

Eldorado Business Tower (SP)

O Eldorado Business Tower em São Paulo também optou por diferenciais como: torneiras automáticas, restritores de vazão e bacias sanitárias com sistema dual flush, condensação da água do ar-condicionado e elevadores com sistema de frenagem regenerativa.


A organização e planejamento são fatores importantes para a sustentabilidade da obra. Conheça o sistema Obrafit, para o gerenciamento de obras por meio do controle e planejamento de orçamentos e materiais, reduzindo desperdícios, controle de gastos, acompanhamento full time de cada etapa da obra para não diferir do projeto original – Orçado x Realizado, dashboard, e aplicativo para compartilhar imagens.

Use a tecnologia a seu favor e compartilhe informações para obter resultados esperados de forma sustentável.

Se interessou? Acompanhe nosso site para saber mais ou entre em contato por meio das nossas redes sociais!