Se você é arquiteto, engenheiro, empreiteiro ou gestor de obras, sabe como o momento de tirar medidas do ambiente é de extrema importância. Hoje a tecnologia está a nosso favor em todos os momentos. Prova disso é que temos impressoras 3D que conseguem construir as bases de uma casa em até 24 horas. E agora até mesmo os scanners têm evoluído.

O Brasil acaba de receber o Sensor Canvas, scanner 3D idealizado para a área de construção civil. A máquina, que deve ser conectada a um Ipad para funcionar, tem a capacidade de realizar a digitalização de todas as medidas e detalhes estruturais de um ambiente, fazendo a conversão dos resultados em um arquivo compatível com os softwares de modelagem 3D. Desse modo, o trabalho que era feito de forma manual e que demandava tempo e esforço consideráveis, agora pode ser realizado em pouco mais de meia hora. O resultado é um modelo “as built” 3D da edificação.

O modo de funcionamento?

Primeiro o scanner digitaliza o local, depois gera arquivos 3D editáveis. Além da rapidez, outra vantagem é a precisão das medidas quando comparadas à medição natural.

“O Sensor Canvas leva, em média, 30 minutos para fazer a medição de uma casa inteira. Isso reflete na economia dos custos de todo o projeto”, indica Luis Marin, diretor da equipe comercial.

Vale mencionar que, além da utilização em obras, o scanner pode também ser utilizado na área médica para partes do corpo e ajudar na produção de próteses, por exemplo. O Sensor Canvas é acoplado a Ipads e custa R$ 3.499.

Veja esse vídeo explicativo e entenda como funciona o aparelho:

“https://www.youtube.com/watch?v=L-GQo_BYkdM”

Essa é uma dica para você que procura sempre manter a qualidade no seu projeto.

Gostou da informação? Sabemos que bons profissionais estão sempre procurando aperfeiçoar o seu trabalho e gerir a sua obra da melhor forma. Utilize o Sistema de Gestão Obrafit e tenha maior controle do andamento da obra!