Acidentes, leves ou não, podem acontecer em qualquer local. Se eles ocorrem em uma construção, as consequências podem ser graves. A segurança no canteiro de obras se tornou uma preocupação necessária. Confira mais!


De acordo com dados do Ministério Público do Trabalho (MPT) a construção civil é o setor que registra mais acidentes de trabalho no Brasil. Além de prejudicar a saúde dos funcionários, um simples acidente pode comprometer o prazo de término da obra. Para que isso não ocorra, se atente às nossas dicas!

 

Acidentes em pequenos canteiros

Quando falamos de pequenos canteiros de obras, os acidentes geralmente são provocados por queda de altura, exposição à sílica, soterramento e choque elétrico. A escassez de mão de obra especializada, além de comprometer a qualidade do serviço, também aumenta o risco de acidentes, bem como a falta de orientações e treinamentos direcionados à segurança do trabalho.

“É necessário que haja uma rotina de treinamentos e reciclagens sobre a atividade que o trabalhador desempenha. Dessa forma, a cultura da prevenção é incorporada aos poucos na realização das tarefas”, aconselha Selma Regina Palmeira Nassar de Miranda. Ela é Diretora da Comissão de Engenharia de Segurança do Trabalho do Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (SindusCon-GO).

 

Confira algumas recomendações:

  • Use corretamente equipamentos de segurança

É obrigatório o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) como luvas, óculos, respiradores, capacetes, botas e estes precisam ser fornecidos pelo empregador. A Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria da Construção e Imobiliário relata que a maioria dos acidentes ocorrem devido à ausência de equipamentos de segurança.

 

  • Mantenha o ambiente limpo e sempre organizado

Em um canteiro de obras, desorganização é sinônimo de acidentes. Pequenos entulhos como tijolos, ferramentas, tábuas e outros objetos podem ser perigosos quando estão espalhados pelo chão. Alguém pode se machucar gravemente com um simples prego. Para impedir que isso aconteça, oriente seus funcionários a sempre organizarem o material de construção.

 

  • Conscientização

Indispensável para manter a segurança no canteiro de obras, a conscientização é uma ferramenta muito importante. Sem a ajuda dos trabalhadores, não será possível seguir as normas de segurança e assim garantir o bem-estar físico e mental de todos os colaboradores.

 

  • Cumpra as normas de segurança

Além de prevenir acidentes, as normas de segurança também ajudam a evitar possíveis multas e intervenções. Elas existem por um motivo: precisam ser cumpridas. São baseadas em uma série de exigências obrigatórias em um canteiro de obras.

A NR 18 regulamenta o que deve ser seguido nos canteiros de obra visando o cuidado com as condições de saúde e segurança do trabalho. Ela estabelece condições específicas para a construção civil. Confira seu conteúdo na íntegra!

Já a NR 35 disciplina a prática do trabalho em altura, com regras que visam proteger a segurança e saúde dos trabalhadores. A norma exige que o profissional seja capacitado por meio de um curso específico para o trabalho em altura.  Clique aqui para ler a norma completa!

 

  • Utilize a tecnologia

Lidar com o planejamento da obra é geralmente uma função que demanda muito tempo, mas, a segurança é uma questão que precisa ser levada a sério. Sistemas de gerenciamento são opções eficazes para cuidar deste assunto.

Com o Obrafit você gerencia sua obra de forma simples e rápida. Otimize tempo e energia, reduza custos e importe planilhas e dados. Conheça nosso sistema!

 


Como o Obrafit pode me ajudar a ter uma gestão compartilhada?

Sabemos que um dos entraves para administrar uma obra de forma colaborativa é a falha na comunicação para a tomada de decisões e a dificuldade de visualização das ações.

A tecnologia veio para ajudar! Hoje, existem sistemas que favorecem esse novo modelo de gestão compartilhada. Um exemplo é o Obrafit.

Em cada etapa o usuário pode contar com o respaldo do Sistema, podendo criar todos os itens e subitens que serão utilizados – possibilitando o controle dos gastos em cada um deles.

Vale ressaltar que o Sistema permite que as etapas sejam reordenadas conforme a necessidade de cada construção.

Como acertar?

Para trocar informações e acompanhar o passo a passo da execução do projeto ou reforma, peça para o seu arquiteto utilizar o Sistema de Gestão Obrafit. O sistema é online, baseado em nuvem e totalmente responsivo, possibilitando o acesso em qualquer lugar, de computadores ou dispositivos móveis. De forma fácil e intuitiva, a plataforma exibe as etapas da obra, materiais, cronograma de execução e pagamentos. Entenda melhor como funciona no nosso site!