[vc_row css=”.vc_custom_1505336735254{margin-top: -130px !important;}”][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Entenda como é possível otimizar o cronograma e os recursos de sua obra na utilização dos andaimes sem comprometer prazos.


O andaime é uma estrutura montada, de caráter provisório. Ela é usada para sustentar os trabalhadores para execução de serviços em locais de grande altura com a utilização de ferramentas e equipamentos. O que facilita a construção ou o reparo da obra.

A evolução da fabricação e a montagem de andaimes permitiu garantir maior eficiência nos canteiros de obras. Aumentando o cuidado e a preocupação do setor com a segurança dos operários e facilitando muitos serviços. Mas você sabe qual a melhor forma de trazer um andaime para sua obra?

Muitos gestores de obra, empreiteiros e engenheiros são a favor da ideia de que seus próprios operários devem montar os andaimes e adaptá-los às suas necessidades. Mas se você quer custo benefício talvez essa não seja a melhor opção para sua obra.

Por conta de novas tecnologias que ajudam a aumentar a produtividade, cada vez mais empresas procuram reduzir os custos e recursos. Com isso, as mesmas optam pela locação desses equipamentos, agilizando assim, o andamento da obra.[/vc_column_text][vc_row_inner css=”.vc_custom_1506963917423{padding-top: 30px !important;padding-right: 10px !important;padding-left: 10px !important;background-color: #e8e5e5 !important;}”][vc_column_inner][vc_column_text]

Como não falhar no aluguel de andaimes em três passos:

[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_empty_space height=”40″][vc_column_text]

#1 – Planejamento de obra
O primeiro passo para ter sucesso com o aluguel de andaimes é um bom planejamento da obra. Pelo planejamento da obra são definidas diversas informações básicas para a mensuração correta do serviço. É importante definir no planejamento a quantidade de dias necessários para a utilização de andaimes, o período da locação e o tipo de andaime.

#2 – Montagem dos andaimes

Muitos não sabem, mas para utilizar alguns tipos de andaimes é necessário sim a elaboração de um projeto de montagem. E também a apresentação de uma Anotação de Responsabilidade Técnica. É indicado que tudo isso esteja pronto no ato de alugar o equipamento.

#3 – Orçamento

Outro ponto primordial para não ter surpresas durante a execução da obra é um bom estudo da viabilidade econômica do serviço.[/vc_column_text][vc_column_text]


Em alguns casos pode ser até mais interessante para o construtor a compra dos andaimes do que a locação. Em outros casos a utilização de andaimes em construções muito altas pode ser inviabilizada. Visto ser necessário um grande número de peças ociosas para alcançar pontos mais altos da edificação.

Veja no vídeo a seguir uma ilustração de como andaimes são montados:[/vc_column_text][vc_empty_space height=”40″][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=Iha2TavpUcw” el_width=”80″ align=”center”][vc_empty_space height=”40″][vc_column_text]Uma parte importante do aluguel de andaimes é o planejamento de seu projeto. Sem o planejamento bem construído você pode ao invés de otimizar recursos financeiros, gastar ainda mais.

Por exemplo, você previamente estabelece que sua obra vai durar um mês e aluga o andaime por esse tempo. Se por caso a obra durar mais cinco dias, dificilmente você conseguirá alugar o andaime por mais cinco dias. Tendo que gastar mais dinheiro por uma locação maior do que o período de utilização do equipamento.

Um orçamento bem feito também está relacionado ao aluguel dos andaimes. Já que sabendo o valor financeiro relacionado à obra, é possível disponibilizar o valor necessário para os andaimes, dependendo da quantidade, do modelo e do tamanho.[/vc_column_text][vc_row_inner css=”.vc_custom_1506963917423{padding-top: 30px !important;padding-right: 10px !important;padding-left: 10px !important;background-color: #e8e5e5 !important;}”][vc_column_inner][vc_column_text]

Veja alguns benefícios trazidos nesse segmento de aluguel!

[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_empty_space height=”40″][vc_column_text]

#1 – Otimização de recursos
Locar somente o necessário para determinada obra pode representar custos menores do que comprar os equipamentos que serão usados poucas vezes. Além de correr o risco de investirem num material que, quando não utilizado, ficará guardado. Muitas vezes, não há um local adequado para isso.

#2 – Adequação às necessidades do seu projeto
Com o aluguel de andaimes é possível que você adquira equipamentos específicos por seu tipo de obra, em lojas especializadas, sem deixar de lado as necessidades do seu projeto.

#3 – Garantir a segurança da obra
A locação de equipamentos especializados construídos por empresas capacitadas (importante ressaltar que é fundamental averiguar a procedência da empresa antes de realizar o aluguel), garante ao seu projeto de obra a segurança adequada aos trabalhadores.[/vc_column_text][vc_column_text]


Como foi ressaltado no artigo a importância de um bom planejamento e orçamento vai além da burocracia, é necessário para diversos detalhes do projeto. Conheça o Obrafit, sistema de gestão de obras que visa simplificar e otimizar sua gestão de forma simples e intuitiva. Permitindo que você compartilhe imagens, planilhas e outras informações da obra, o sistema vai garantir um melhor relacionamento com o seu cliente e uma melhor organização.

Se interessou?

Acompanhe nosso site para saber mais ou entre em contato por meio das nossas redes sociais![/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/3″ css=”.vc_custom_1506965824144{padding-left: 50px !important;}” offset=”vc_hidden-md vc_hidden-sm vc_hidden-xs”][vc_widget_sidebar sidebar_id=”sidebar-right”][/vc_column][/vc_row]