Passo a passo para calcular a quantidade de tijolos em qualquer construção
Saiba quantos tijolos serão utilizados no canteiro de obras
Uma das primeiras questões levantadas no momento de comprar os materiais para executar um projeto de construção, certamente, é a quantidade de tijolos por metro quadrado que devemos utilizar em uma obra.
A construção civil, aliada a arquitetura e a engenharia, possui ampla funcionalidade. Através do conhecimento desenvolvido nas faculdades, é possível projetar ambientes visando belos espaços com diferentes utilidades, seja para trabalho, lazer ou moradia.
No entanto, para chegar no resultado esperado, também é preciso aprender o lado técnico das profissões, responsável por conseguir desvendar questões como esta apresentada anteriormente.
Entender como calcular tijolos por metro quadrado torna-se útil para descobrir a quantidade ideal de insumos que deverão ser adquiridos para uma reforma ou construção, fazendo com que haja um melhor aproveitamento dos materiais e menor desperdício de recursos no canteiro de obras.
Geralmente, este cálculo é feito pelos profissionais arquitetos ou engenheiros, mas nada impede que você, como proprietário que deseja ter o controle de seus gastos, saiba como aprender a calcular a quantidade ideal para o projeto dos seus sonhos.
Para começar a calcular a quantidade de tijolos
Uma dica essencial para todo cálculo de tijolos – e de outros elementos relacionados às obras – é iniciar pelos cantos e assentamentos em amarração, sem deixar de checar o nível com um instrumento de prumo a fim de evitar margem de erro.
Mas esta não é a única dica, seguindo nosso passo a passo, você vai aprender como organizar os materiais das obras e executar um projeto arquitetônico de acordo com simples fórmulas. Confira!
3 passos para o cálculo exato da quantidade de tijolos em sua obra
1º passo
Os tijolos, ou blocos, podem ser feitos de diversos tipos de materiais, como concreto, cerâmica, de vidro, ecológico, entre outros.
Além disso, é preciso considerar as variações das dimensões e de furos dos tijolos existentes no mercado brasileiro, destacando-se alguns tamanhos mais utilizados para a construção civil.
Após a escolha do modelo, vamos calcular para saber a quantidade que será utilizada para uma determinada área. É muito simples!
Primeiro, deve-se medir a área do tijolo em cm² (comprimento x altura) e então dividir 1m² (ou 10.000cm²) pela área de cada tijolo. Dessa forma, o resultado deste cálculo será exatamente a quantidade de tijolos necessários por m².
Exemplo:
Vamos supor que você escolheu o tijolo de 6 furos que possui a medida padrão de 9cm (largura) x 14cm (altura) x 19cm (comprimento).
Sendo assim, cada tijolo ocupa uma área de 14cm x 19cm = 266cm². Sabendo que 10.000 cm² é igual a 1m², basta dividir 10.000 por 266.
O resultado é de 37,59, valor este que representa o número de tijolos necessários por metro quadrado. Ou seja, é preciso cerca de 37 tijolos de 6 furos para cobrir uma área de 1m².
2º passo
Este passo requer um pouco mais de atenção e deve ser analisado cuidadosamente para que não haja erros.
Para descobrir a área das paredes de sua construção, é preciso multiplicar o perímetro pela altura do pé direito e fazer a soma da área do oitão (base x altura / 2), subtraindo as áreas das janelas e portas.
Após isso, é preciso multiplicar o valor obtido pelo número de tijolos por metro quadrado, encontrado no exemplo anterior.
Dessa forma, você encontrará a quantidade total de tijolos necessária para a construção.
3º passo
Erros humanos podem ocorrer durante a obra, portanto, alguns tijolos podem ser danificados ou quebrados para pequenos ajustes e, por isso, o recomendado é adicionar 10% de tijolos na quantidade a ser adquirida, servindo como margem de sobra.
Você também pode gostar de ler sobre:
➡ Traço de concreto: o que é e como preparar a mistura ideal em uma obra |
Colocando em prática
Agora que você já sabe a quantidade ideal de tijolos que será necessária para a construção de sua obra, chegou a hora de fazer orçamentos e colocar em prática o seu projeto arquitetônico.
Para um melhor gerenciamento de suas obras, conte com um sistema simples e prático, que vai auxiliar na otimização e na eficiência dos processos e etapas construtivas.
Com o Obrafit, é possível compartilhar as informações de seus projetos, facilitando a interação com o proprietário e demais usuários envolvidos na obra. Tudo feito de forma prática e rápida , da palma de sua mão, através da utilização de nosso aplicativo, diretamente na obra.
Gostou do conteúdo?
Comente o que achou do tema sobre cálculo de tijolos na construção civil e compartilhe nosso blog com amigos e parceiros de negócios.
Fique por dentro do que acontece no canteiro de obras, acessando nossos outros conteúdos e conheça mais a respeito do setor de construção civil.