Você já deve ter lido sobre o SINAPI aqui no blog. Mas, não se preocupe, se ainda não viu nosso post a respeito deste tema, clique aqui e tire suas dúvidas sobre o que é o SINAPI e como funciona.

No entanto, para darmos sequência neste breve manual de como utilizar este sistema em seu negócio e garantir uma maior eficácia no gerenciamento de sua obra, vamos relembrar alguns pontos descritos a seguir:

 

  • Qual o significado de SINAPI?

Esta sigla vem resumir e facilitar a definição deste longo título: Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil.

 

  • Qual o papel da Caixa e do IBGE neste sistema?

A Caixa Econômica Federal e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), por meio de pesquisas de atualizações mensais, são responsáveis por coletar informações a serem inseridas no banco de dados para apuração e cálculo.

 

  • Que tipo de dados são coletados?

Os dados colhidos para o sistema SINAPI incluem preços de insumos, de equipamentos e materiais de construção e valores de salários e mão de obra de todas as capitais dos estados do Brasil. Além disso, também são definidos aspectos de engenharia, tais como composições de serviços e projetos.

 

  • Posso utilizar o termo Tabela SINAPI?

É importante salientar que o SINAPI não é uma tabela, e sim, um sistema variável de consultas composto por documentos técnicos e planilhas. Suas referências são atualizadas mensalmente e estabelecidas pelo Governo Federal. Os dados são desenvolvidos e mantidos pela Caixa e IBGE.

 

  • Afinal, qual a principal finalidade deste sistema?

Com as informações apuradas, são criados custos e índices de referências, auxiliando o usuário nos cálculos de elaboração de orçamentos para obras de construção civil, nas áreas de habitação, infraestrutura e saneamento.
Dessa forma, é possível precificar seu cronograma de obra com base nas estatísticas, fundamentais na programação de investimentos e atualização de valores conforme variação mensal.

 

Guia prático para utilização do SINAPI em 5 passos

 

1º passo: Faça o download dos documentos que compõem o SINAPI

Acesse a página do SINAPI no site da Caixa, clique no estado brasileiro desejado e baixe gratuitamente os 2 últimos arquivos do mês vigente (Desonerado e Não Desonerado). Os arquivos são compostos pelos seguintes documentos:

  • Relatório Família de Insumos
  • Catálogo de Composições Analíticas
  • Notas
  • Custo de Composições – Analítico
  • Custo de Composições – Sintético
  • Preços de Insumos

Apenas para conhecimento, a palavra “desonerado” neste contexto representa quando os custos de mão de obra não têm encargos sociais (horistas ou mensalistas) sobre a folha de pagamento, referentes a contribuição de 20% de INSS, ou seja, não há a contribuição ao INSS. Neste caso, a empresa opta pelo pagamento da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB).

 

2º passo: Faça o seu cadastro

Dentro do Sumário de Publicações encontrado na página do SINAPI, é possível ter acesso ao link que leva à ficha cadastral para se tornar um usuário do sistema.

 

3º passo:  Analise os documentos baixados

Os documentos podem ser abertos em formas de planilhas no programa Excel, e possuem 2 tipos de custo de composições: analítico e sintético.

No custo analítico são detalhados os valores unitários de cada serviço necessário para a realização de uma obra.
No custo sintético há uma junção do custo analítico, variável de estado para estado, com o coeficiente do serviço. Com isso, o custo sintético se dá em m², seguindo o cálculo: 

Coeficiente da planilha do SINAPI x Preço apresentado = Custo (valor em m²)

 

4º passo: Pense em cada etapa de sua obra

Para estruturar um orçamento de obras de construção civil é importante que o usuário pesquise algumas opções disponíveis nas planilhas, buscando as diferentes possibilidades para um planejamento eficaz e com melhor custo-benefício.
As planilhas englobam muitos serviços e materiais relacionados ao segmento, cabe ao usuário apurar as melhores opções e até mesmo fazer possíveis testes antes de iniciar o processo.

 

5º passo: Conte com o auxílio de um sistema de gerenciamento de obras

Agora que você já tem todos os dados disponíveis para serem utilizados no acompanhamento de obras, é só começar a colocar em prática.

Por meio do sistema de gestão de obras online Obrafit, é possível importar dados de planilhas externas, fazendo com que orçamentos, relatórios diários de obras (RDO), cronograma de etapas, compartilhamento de imagens e demais documentos fiquem todos centralizados em uma só plataforma, facilitando a comunicação entre os usuários envolvidos, otimizando tempo e garantindo um melhor aproveitamento dos recursos financeiros disponíveis para o projeto de sua construção.

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