SINAPI: passo a passo de como utilizar este sistema
Você já deve ter lido sobre o SINAPI aqui no blog. Mas, não se preocupe, se ainda não viu nosso post a respeito deste tema, clique aqui e tire suas dúvidas sobre o que é o SINAPI e como funciona.
No entanto, para darmos sequência neste breve manual de como utilizar este sistema em seu negócio e garantir uma maior eficácia no gerenciamento de sua obra, vamos relembrar alguns pontos descritos a seguir:
- Qual o significado de SINAPI?
Esta sigla vem resumir e facilitar a definição deste longo título: Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil.
- Qual o papel da Caixa e do IBGE neste sistema?
A Caixa Econômica Federal e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), por meio de pesquisas de atualizações mensais, são responsáveis por coletar informações a serem inseridas no banco de dados para apuração e cálculo.
- Que tipo de dados são coletados?
Os dados colhidos para o sistema SINAPI incluem preços de insumos, de equipamentos e materiais de construção e valores de salários e mão de obra de todas as capitais dos estados do Brasil. Além disso, também são definidos aspectos de engenharia, tais como composições de serviços e projetos.
- Posso utilizar o termo Tabela SINAPI?
É importante salientar que o SINAPI não é uma tabela, e sim, um sistema variável de consultas composto por documentos técnicos e planilhas. Suas referências são atualizadas mensalmente e estabelecidas pelo Governo Federal. Os dados são desenvolvidos e mantidos pela Caixa e IBGE.
- Afinal, qual a principal finalidade deste sistema?
Com as informações apuradas, são criados custos e índices de referências, auxiliando o usuário nos cálculos de elaboração de orçamentos para obras de construção civil, nas áreas de habitação, infraestrutura e saneamento.
Dessa forma, é possível precificar seu cronograma de obra com base nas estatísticas, fundamentais na programação de investimentos e atualização de valores conforme variação mensal.
Guia prático para utilização do SINAPI em 5 passos
1º passo: Faça o download dos documentos que compõem o SINAPI
Acesse a página do SINAPI no site da Caixa, clique no estado brasileiro desejado e baixe gratuitamente os 2 últimos arquivos do mês vigente (Desonerado e Não Desonerado). Os arquivos são compostos pelos seguintes documentos:
- Relatório Família de Insumos
- Catálogo de Composições Analíticas
- Notas
- Custo de Composições – Analítico
- Custo de Composições – Sintético
- Preços de Insumos
Apenas para conhecimento, a palavra “desonerado” neste contexto representa quando os custos de mão de obra não têm encargos sociais (horistas ou mensalistas) sobre a folha de pagamento, referentes a contribuição de 20% de INSS, ou seja, não há a contribuição ao INSS. Neste caso, a empresa opta pelo pagamento da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB).
2º passo: Faça o seu cadastro
Dentro do Sumário de Publicações encontrado na página do SINAPI, é possível ter acesso ao link que leva à ficha cadastral para se tornar um usuário do sistema.
3º passo: Analise os documentos baixados
Os documentos podem ser abertos em formas de planilhas no programa Excel, e possuem 2 tipos de custo de composições: analítico e sintético.
No custo analítico são detalhados os valores unitários de cada serviço necessário para a realização de uma obra.
No custo sintético há uma junção do custo analítico, variável de estado para estado, com o coeficiente do serviço. Com isso, o custo sintético se dá em m², seguindo o cálculo:
Coeficiente da planilha do SINAPI x Preço apresentado = Custo (valor em m²)
4º passo: Pense em cada etapa de sua obra
Para estruturar um orçamento de obras de construção civil é importante que o usuário pesquise algumas opções disponíveis nas planilhas, buscando as diferentes possibilidades para um planejamento eficaz e com melhor custo-benefício.
As planilhas englobam muitos serviços e materiais relacionados ao segmento, cabe ao usuário apurar as melhores opções e até mesmo fazer possíveis testes antes de iniciar o processo.
5º passo: Conte com o auxílio de um sistema de gerenciamento de obras
Agora que você já tem todos os dados disponíveis para serem utilizados no acompanhamento de obras, é só começar a colocar em prática.
Por meio do sistema de gestão de obras online Obrafit, é possível importar dados de planilhas externas, fazendo com que orçamentos, relatórios diários de obras (RDO), cronograma de etapas, compartilhamento de imagens e demais documentos fiquem todos centralizados em uma só plataforma, facilitando a comunicação entre os usuários envolvidos, otimizando tempo e garantindo um melhor aproveitamento dos recursos financeiros disponíveis para o projeto de sua construção.