Quando falamos de construção é fundamental realizar um planejamento. Acompanhar de perto as etapas principais e tomar as devidas precauções para evitar retrabalhos.  Mas quais são as situações que exigem mais atenção e cuidado? Confira!


Veja agora 5 pontos importantes que você deve priorizar quando for construir ou reformar de acordo com especialistas:

 

  1. Mão de obra

No Brasil falta mão de obra especializada, principalmente em regiões afastadas dos grandes centros. Para suprir essa ausência, muitos profissionais sem experiência são contratados. Isso influencia diretamente na qualidade e no prazo do trabalho.

Dionyzio Klavdianos é presidente da Comissão de Materiais e Tecnologia da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (COMAT/CBIC). Ele explica que “na maioria das vezes, os proprietários do imóvel optam por profissionais não qualificados porque não possuem conhecimento do mercado da construção, partindo para a opção mais barata. Essa atitude encarece o orçamento previsto para a obra, além de resultar na falta de qualidade técnica e no baixo desempenho”.

Segundo Dionyzio, a garantia de todo empreendimento é a contratação de profissionais e empresas especializados que conhecem e respeitam as normas técnicas.

“Portanto, é importante verificar a situação da empresa junto ao CREA e ao CAU, solicitar portfólio, buscar referências, levantar a situação jurídica e financeira etc.”

 

  1. Sistema estrutural da edificação

Essa dica pode parecer algo básico, mas é importante ressaltar: a estrutura de uma edificação, composta por fundação, pilares, vigas e lajes, jamais deve ser alterada no projeto sem o consentimento do engenheiro responsável. Falhas de comunicação e falta de compatibilização são problemas que podem prejudicar a obra antes mesmo do seu início.

O engenheiro civil Douglas Couto afirma que “por isso, é fundamental conhecer o sistema estrutural da edificação. Uma intervenção indevida na estrutura pode comprometer a segurança. Por exemplo: em um sistema de alvenaria estrutural, as paredes são a estrutura e sustentam toda a carga. Remover uma delas por engano pode levar a edificação à ruina”.

 

  1. Especificações técnicas

É fundamental se atentar às especificações técnicas.Isso assegura que os materiais e sistemas construtivos utilizados no projeto estejam de acordo com as necessidades da obra.

“Os projetistas têm a obrigação de especificar detalhadamente as características dos materiais e o que deve ser cumprido por eles em termos de desempenho e resistência”, conta Klavdianos.

 

  1. Normas técnicas

A ABNT NBR 16280:14 é a norma que trata de reformas em edificações. É ela quem estabelece diretrizes a serem seguidas em diferentes fases da obra, desde o planejamento à finalização.

“Conforme consta no catálogo da ABNT, para a aplicação dessa norma são necessárias diversas outras, como a NBR 12721:2006, 14037:2011 etc. Além disso, existem as diretrizes específicas de estrutura e concreto (NBR 6118 e NBR 14931, por exemplo) que devem ser associadas”, relata Couto.

 

  1. Procedimentos executivos

Para evitar imprevistos ao longo do processo, é essencial que as atividades executadas sejam claramente determinadas entre os envolvidos.

“Tanto em obras, quanto em reformas, não pode haver muito espaço para improvisos. Com isso, todos os procedimentos de execução devem estar bem definidos antes do início dos trabalhos, sendo elaborados ainda durante a fase de planejamento”, sugere o engenheiro civil.

 

Nosso artigo foi útil para você? Diversos outros detalhes requerem atenção quando tratamos de construção. Com o Sistema de Gestão Obrafit você tem mais controle do andamento da obra! Experimente por 30 dias gratuitamente.


Pronto para começar sua obra e comprar seus materiais sem erros? Sabemos que bons profissionais estão sempre procurando as melhores opções para gerir a sua obra com eficiência e com o Obrafit você tem o controle nas suas mãos! Depois de ler nosso artigo e fazer sua pesquisa, o Sistema de Gestão permite gerar listas, assim como a interação nas aprovações de compras. Facilite sua obra!

Para assinar o sistema, basta acessar obrafit.com.br e escolher o plano mais adequado às suas necessidades, instalando o aplicativo móvel complementar via Google Play ou Apple Store. E mais! O sistema com todas as funcionalidades está disponível por 30 dias grátis! Crie agora a sua conta!