Lean Construction é um método baseado em conceitos e princípios, que tem como finalidade otimizar os resultados de uma construção com a máxima eficiência, evitando custos desnecessários e levando em consideração a sustentabilidade da obra.

Na teoria, esta técnica Lean Construction – também chamada de Construção Enxuta – evita desperdícios por meio da melhor utilização de materiais e recursos financeiros e aumenta a produtividade da obra, focando no resultado a curto prazo.

Na prática, o Lean Construction funciona desde que haja, anteriormente, um planejamento estratégico de implementação da metodologia para que isso ocorra.

Não se trata apenas de reduzir custos, é preciso saber como garantir resultados satisfatórios assim como em uma construção tradicional, mas em menor tempo, utilizando menos recursos e com qualidade de serviço superior.

Para isso, existem alguns princípios que o gerenciador da obra deve seguir.

 

5 Princípios básicos do Lean Construction

A técnica de Lean Construction surgiu para modernizar a gestão de produção imposta desde os tempos antigos.

Com o avanço das inovações tecnológicas e o gerenciamento de obras online, foi preciso aprimorar os processos realizados no canteiro de obras, a fim de acompanhar o desenvolvimento e a evolução da construção civil no mundo.

Entender os principais conceitos de Construção Enxuta pode ser muito importante para o seu negócio. Conheça cada um deles:

  1. Definir valor agregado à construção

Desde o início do planejamento da obra, todos os envolvidos (arquiteto, engenheiro, fornecedores e empreiteiro) devem estar cientes da real necessidade do proprietário.

A intenção é superar as expectativas, fazendo pesquisas para a coleta de dados a fim de descobrir o target a ser explorado e criando personas que vão auxiliar na garantia de satisfação do cliente.

  1. Eliminar desperdícios

Não é apenas sobre construir, é construir de acordo com as exigências impostas pelo cliente.

Seguir todas as etapas de acordo com o que foi definido anteriormente, evita falhas na execução e retrabalhos, consequentemente, reduz custos e desperdícios de tempo e insumos.

  1. Otimizar tempo

Para que o fluxo de trabalho seja constante e ininterrupto, é preciso que haja a integração da equipe.

Dessa forma, todas as fases da obra são acompanhadas em tempo real, sendo possível prever a conclusão de uma etapa e se preparar para a próxima.

A contratação de sistemas de gestão de obras online, como o Obrafit, pode ser essencial neste processo.

  1. Reduzir variabilidade

Este princípio se baseia na padronização de fornecedores, materiais, equipamentos e treinamento de equipes.

O uso de apenas um sistema de instalação elétrica e elementos pré-fabricados, como blocos de concreto, são exemplos de medidas que irão diminuir etapas de execução e padronizar as obras.

Assim, é possível simplificar processos, eliminando incompatibilidades, reduzindo riscos de erros e tempo de ciclo da obra.

  1. Aumentar a transparência dos processos

A comunicação é o elo principal na gestão de uma obra.

Informações importantes devem ser disponibilizadas abertamente a todos os responsáveis a fim de facilitar o trabalho, aumentar a produtividade e o envolvimento da equipe.

Dentro do canteiro de obras também é possível aumentar a transparência dos processos, removendo divisórias e obstáculos e aprimorando o ambiente com sinalizações claras, limpeza e organização.

Como aplicar o método de Construção Enxuta

Para adotar os princípios da Construção Enxuta e obter suas vantagens, deve haver extrema disciplina na gestão do negócio, muita organização e contínuo acompanhamento de informações sobre cada processo.

Seguindo a implantação destes passos, benefícios quanto à eliminação de desperdícios, aumento da produtividade e melhor aproveitamento de recursos evidenciam o resultado final tão esperado pelo cliente.

Além disso, sua empresa estará praticando a sustentabilidade, diminuindo a produção de resíduos, a emissão de gases poluentes, o consumo de água e energia e a poluição do solo.

Este alto impacto ambiental esperado em uma construção tradicional, não corresponde a um modelo saudável de trabalho e a um ambiente ecológico, muito importantes atualmente no setor e encontrados nas práticas do Lean Construction.

Sistema Obrafit como ferramenta do Lean Construction

Como o sistema de gestão de obras Obrafit pode ajudar na implantação desta técnica?

O Obrafit preza pelo meio ambiente e acredita na sustentabilidade como importante norteadora do setor de construção.

Por meio de uma plataforma online, todos os envolvidos na obra – desde o proprietário até os fornecedores – podem alimentar o sistema com orçamentos, notificações relevantes, compartilhamento de fotos e projetos, além de outras funcionalidades indispensáveis para o acompanhamento do projeto em tempo real.

O sistema Obrafit pode ser acessado a partir de qualquer lugar, utilizando apenas um computador ou smartphone para conferir as atualizações da construção, permitindo assim uma maior integração entre a equipe de trabalho, antecipando soluções para obstáculos que possam surgir pelo caminho.

Seja referência no ramo de construção civil!

Obtenha maior lucratividade e eficiência na produção escolhendo um plano Obrafit.