O planejado X realizado da construção civil é um comparativo feito entre o projeto da obra e o resultado final.

É comum as pessoas se esquivarem de planejar uma obra em casa, mesmo quando necessário.

Projetos de construção civil em sua maioria são postergados pelos proprietários devido a estigmatização de que demora ou de que o orçamento é absurdo.

Quem não passou por uma dessas situações certamente conhece alguém que já esperou por meses após o planejado um projeto ser entregue ou que gastou o dobro do previsto com a obra, algumas vezes até as duas situações juntas, já que o atraso na obra faz com que os custos fixos do canteiro extrapolem os gastos previstos.

 

A situação é desagradável e muitas vezes pode atrapalhar todo o planejamento de vida de alguém.

 

 

Planejado X Realizado na Construção Civil

 

Apresentamos os 4 motivos mais comuns que podem afetar sua obra e fazê-la gastar mais ou demorar além do prazo previamente estabelecido:

 

1. Interpéries

 

Esse tópico pode atrapalhar tanto o prazo da obra quanto o custo. Interpéries são condições climáticas que podem até ser previstas, mas não podem ser controladas, como chuva, vento forte, furacão, seca, vendaval, entre outros.

Essas condições podem atrapalhar a obra e deixá-la parada por dias, atrasando o planejamento e, consequentemente, a entrega do projeto.

 

2. Falta de planejamento

 

O planejamento é o segredo de um projeto bem realizado. A falta de planejamento ou um planejamento mal feito pode trazer consequências significativas para a obra.

É muito mais do que prever datas e prazos. Planejar é uma tarefa complexa, que envolve todos os aspectos da obra, desde a mão de obra até os suprimentos que serão utilizados — e o planejador deve considerar cada detalhe, inclusive tentar prever e considerar as interpéries.

 

 

3. Atraso na entrega de materiais

 

O atraso de materiais pode acontecer e pode influenciar tanto no atraso da obra – pois algumas etapas só são possíveis com materiais específicos – quanto no orçamento, dependendo do atraso pode ser necessário a compra com urgência de alguns materiais, aumentando o orçamento.

Para que isso não ocorra, é preciso fazer um planejamento que leve em conta essas possibilidades.

 

4. Orçamento incompleto

 

Falhas no orçamento são uns dos fatores que mais causam alteração de preço das obras.

Muitas vezes o orçamento não leva em conta todas as etapas e deixam de fora detalhes, insumos ou uma parte técnica que é necessária para outra etapa.

 

Como o Obrafit pode auxiliar no cumprimento do planejado X realizado?

 

Com sistema Obrafit as chances de você ter problemas no planejamento e orçamento são menores.

O sistema de gestão permite que você armazene seu o planejamento da obra com todas as etapas incluindo um orçamento completo de todos os materiais necessários, com isso, durante o projeto é possível comparar o planejado X realizado no andamento da obra.

O Obrafit é um sistema intuitivo e de fácil manuseio. Crie a sua conta e faça uma experiência gratuita válida por 30 dias.

Para mobilidade de acesso e gerenciamento remoto, baixe também o nosso aplicativo.