Saiba como lidar com a estigmatização das obras. E o por quê da comum diferença entre o planejado X realizado.


É comum as pessoas se esquivarem de planejar uma obra em casa, mesmo quando necessário. Projetos de construção civil em sua maioria são postergados pelos proprietários devido a estigmaticação de que demora ou de que o orçamento é absurdo. Quem não passou por uma dessas situações certamente conhece alguém que já esperou por meses após o planejado um projeto ser entregue ou que gastou o dobro do previsto com a obra, algumas vezes até as duas situações juntas já que o atraso na obra faz com que os custos fixos do canteiro extrapolem os gastos previstos.

Confira no vídeo abaixo mais sobre o Planejado X Realizado:


A situação é chata e muitas vezes pode atrapalhar todo um planejamento de vida de alguém. Mas saiba aqui quais as razões mais comuns que podem afetar sua obra e fazê-la gastar mais ou demorar além do prazo previamente estabelecido:

 

Interpéries

Esse tópico pode atrapalhar tanto o prazo da obra quanto o custo. Interpéries são condições climáticas que podem até ser previstas, mas não podem ser controladas, como chuva, vento forte, furacão, seca, vendaval… Essas condições podem atrapalhar a obra e deixá-la parada por dias, atrasando o planejamento e consequentemente a entrega do projeto.

 

Falta de planejamento

O planejamento é o segredo de um projeto bem realizado. A falta de planejamento ou um planejamento mal feito pode trazer consequências significativas para a obra. É muito mais do que prever datas e prazos. Planejar é uma tarefa complexa, que envolve todos os aspectos da obra, desde a mão de obra até os suprimentos que serão utilizados — e o planejador deve considerar cada detalhe, inclusive tentar prever e considerer as interpéries.

 

Atraso na entrega de materiais

O atraso de materiais pode acontecer e pode influenciar tanto no atraso da obra, pois algumas etapas só são possíveis com materiais específicos quanto no orçamento, dependendo do atraso pode ser necessário a compra com urgência de alguns materiais, aumentando o orçamento. Para que isso não ocorra, é preciso fazer um planejamento que leve em conta essas possibilidades.

 

Orçamento incompleto

Falhas no orçamento são o que mais causam alteração de preso das obras. Muitas vezes o orçamento não leva em conta todas as etapas e deixam de fora detalhes, insumos ou uma parte técnica que é necessária para outra etapa.


Com sistema Obrafit as chances de você ter problemas no planejamento e orçamento são menores, o sistema de gestão permite que você armazene seu o planejamento da obra com todas as etapas incluindo um orçamento completo de todos os materiais necessários, com isso durante o projeto é possível comparar o Planejado X Realizado no andamento da obra. Além de ser um sistema intuitivo e de fácil manuseio.

Assine nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão.

Se interessou? Acompanhe nosso site para saber mais ou entre em contato por meio das nossas redes sociais!