[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na busca pela melhoria da produtividade, tornou-se indispensável inovar. Para reduzir custos e também tempo de obra, construtoras e incorporadoras estão investindo em novas tecnologias. Confira as novidades presentes no canteiro de obras em nosso artigo!


A construção civil brasileira passa por mudanças desde os primeiros anos do século 21. Em 2008 houve a retomada do setor após anos de estagnação e muitas coisas mudaram. Como normas de segurança, preferências dos clientes, qualidade dos produtos, preço dos imóveis. E sem dúvidas, a tecnologia utilizada nos canteiros de obras.

Boa parte das novidades estão ligadas à rapidez e à mecanização. Segundo o professor de engenharia civil da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Eduardo Pereira. “Guindastes, gruas e elevadores tornam-se essenciais porque as edificações são cada vez mais altas. Aço e armadura chegam ao canteiro já dobrados. Há, também, prolongadores de altura e equipamentos de reciclagem de resíduos na obra”.

Com o objetivo de melhorar o dia a dia dos trabalhadores e da obra, máquinas e produtos estão sendo desenvolvidos. Para Euclésio Finatti, vice-presidente administrativo do sindicato das empresas de construção civil, o Sinduscon-PR. A implementação dessas tecnologias aliadas a boas práticas no canteiro de obras é fundamental para manter a competitividade das empresas.

De acordo com Finatti, elevadores que evitem que o trabalhador necessite subir escadas ou estruturas improvisadas e maquinário que auxilie no corte de tijolos, por exemplo, facilitam o cotidiano da obra.

 

Processos simples fazem a diferença

“Uma bancada que deixe os materiais em altura que exija menor esforço do trabalhador já muda muita coisa” . Segundo o vice-presidente, passos simples fazem toda a diferença. Pequenas mudanças como embalar o cimento em sacos de 25 kg e não de 50 kg, mudam a maneira como o trabalhador se relaciona com a obra. Isso gera economia de tempo e de custos, aumentando assim a produtividade. “Nem todo avanço é tecnológico. O que muda a vida do trabalhador vai impactar em benefícios para todo o ciclo do empreendimento”, destaca.

Sistemas de wood frame e steel frame por exemplo, são métodos mais recentes no país que estão influenciando mudanças nos canteiros de obras tradicionais. Finatti acredita que todas essas técnicas trazem uma nova perspectiva para a construção civil. Transformando o canteiro em um lugar para montar a obra e deixando o processo básico na fábrica.

Para ele este contato com novas fórmulas na construção está estimulando os trabalhadores a buscar por qualificação.

 

Planejamento também é importante

Outro fator indispensável nos canteiros de obras modernos apontado pelo professor de engenharia civil da UEPG, Eduardo Pereira, é o planejamento

“Vejo que em todas as atividades de engenharia, o planejamento torna-se cada vez mais importante. Até mesmo imprescindível. A base para um canteiro de obra produtivo e organizado está no planejamento”.

Pereira acredita que no futuro a instalação do canteiro de obra irá demandar projetos de layout elaborados. Tais como os projetos de arquitetura.

Gostou do nosso artigo? Sabemos que bons profissionais estão sempre atentos às novidades para aperfeiçoar o seu trabalho e gerir a sua obra da melhor forma. Utilize o Sistema de Gestão Obrafit e tenha maior controle do andamento da obra![/vc_column_text][vc_column_text css=”.vc_custom_1517597523107{padding-top: 20px !important;padding-bottom: 30px !important;background-color: #63c934 !important;}”]

Experimente 30 dias grátis

[/vc_column_text][vc_column_text]Para assinar o sistema, basta acessar obrafit.com.br e escolher o plano mais adequado às suas necessidades, instalando o aplicativo móvel complementar via Google Play ou Apple Store. E mais! O sistema com todas as funcionalidades está disponível por 30 dias grátis! Crie agora a sua conta!

[/vc_column_text][vc_empty_space height=”10″][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/3″ offset=”vc_hidden-xs”][vc_widget_sidebar sidebar_id=”sidebar-right”][/vc_column][/vc_row]