A chamada IoT, do inglês Internet of Things, ou Internet das Coisas, trata-se de uma tecnologia avançada que vem transformando o cotidiano das pessoas e facilitando o trabalho também no setor de construção civil.

O uso da internet das coisas aliado à inteligência artificial (IA) permite a otimização das funções e atividades de uma organização. Na construção, essa tecnologia auxilia na simplificação de processos realizados no canteiro de obras, diminuindo a incidência de erros ou falhas humanas, reduzindo custos e evitando possíveis acidentes.

Toda essa automação contribui para a praticidade da gestão de suas obras, o que garante um cronograma mais enxuto, redução de desperdícios e um menor tempo para a finalização dos projetos.

 

 

Como funciona a IoT (internet das coisas)?

 

A internet nada mais é que uma rede mundial de computadores interligados, capaz de fornecer diversas informações ao usuário. Sendo assim, a IoT se caracteriza como uma extensão da internet original, utilizando-se dos dados armazenados nos servidores a fim de facilitar a vida das pessoas.

Nesse sentido, a IoT vem revolucionar a internet, conectando não apenas computadores, tablets e smartphones, como também eletrodomésticos e outros objetos, até mesmo maquinário industrial.

No entanto, para o bom funcionamento da internet das coisas, é preciso que alguns recursos estejam presentes e ativos nos aparelhos. São eles:

 

  • Conexão de redes, que geralmente são redes específicas para IoT, tais como LoRaWAN, SigFox, LPWAN, NBIOT, ou as redes de curtíssima distância, como ZigBee ou Z-Wave, transferência de dados
  • Interface com o usuário através de aplicativos para leitura e análise de dados
  • Processamento para o trânsito de informações
  • Sensores com registro de localização, velocidade, temperatura e outros dados

 

 

Como essa tecnologia é aplicada na construção civil?

 

Essa tecnologia permitiu um grande avanço em todas as áreas que possibilitou sua implementação. Na construção civil, resultou na otimização das operações, obtendo maior produtividade e melhor desempenho no andamento dos projetos.

O papel da inteligência artificial na programação de funções a serem executadas nos projetos e canteiros de obras é imprescindível, assim como os recursos para o funcionamento da internet das coisas. Assim, uma máquina ou aparelho pode ser capaz de monitorar o ambiente, prevenindo acidentes e executando ações com base nos algoritmos e comandos programados.

Sendo assim, podemos perceber a importância da automação e das novas soluções e aplicabilidades que surgem a favor do setor de construção civil e que beneficiam os gerenciadores e operários das obras, trazendo praticidade e segurança à equipe.

 

ESG NA CONSTRUÇÃO CIVIL:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA MAIS SOBRE
A IMPORTÂNCIA DESTA PRÁTICA

 

Principais tendências de IoT e IA na construção civil

 

1. Drones de monitoramento

Projetos de construção costumam ser bastante extensivos, podendo ultrapassar o orçamento inicial planejado se não houver o controle de materiais e a atualização constante de informações.
Os drones servem como uma ferramenta essencial para fornecer dados precisos e acelerar o trabalho em campo. Eles são capazes de analisar a altimetria do terreno, gerar mapas de Modelo Digital de Terreno (MDT) e Modelo Digital de Superfície (MDS) pelo processamento de imagens capturadas, inspecionar o canteiro de obras e comparar o projeto inicial com as etapas da construção.

 

2. Realidade Virtual e Aumentada

Esta nova tecnologia é uma grande revolução na arquitetura e permite maior interação com o projeto, podendo tomar decisões e se antecipar a problemas que só seriam vistos na fase de execução. Alguns exemplos de realidade virtual e aumentada são os softwares de modelagem 3D e a colaboração em tempo real da equipe por meio de tour virtual.

 

3. Tecnologia para EPIs

Alguns equipamentos de proteção individual (EPI) ou acessórios de vestuário possuem dispositivos capazes de identificar a temperatura dos operários em períodos de muito frio ou calor, enviando sinais de alerta caso alguma anormalidade seja detectada. Dessa forma, medidas preventivas são tomadas com maior agilidade.

 

4. Beacons de localização

Estes transmissores são responsáveis por auxiliar no rastreamento de maquinários ou equipamentos que estejam mal armazenados, detectando também entregas incorretas ou em atraso. A partir dessas informações, é possível otimizar a solução dos problemas e reduzir custos com equívocos no deslocamento de materiais e peças.

 

5. Monitoramento de máquinas

Esta funcionalidade permite identificar, por meio de sensores, quando as máquinas precisam de algum conserto ou reparo. Além disso, eles registram outros dados para acompanhamento, como níveis de temperatura, lapsos de inatividade e consumo de energia elétrica.

 

6. Sistemas de gerenciamento de obras

Por meio de plataformas digitais as etapas das obras são controladas com o auxílio de algumas funcionalidades básicas, tais como emissão de relatórios, solicitação de materiais e medição de serviços.
O objetivo é compartilhar atualizações do projeto via aplicativo ou sistema para facilitar a comunicação entre gerenciador e operários, a fim de otimizar as operações e melhorar o aproveitamento dos recursos na construção.

 

Sistema Obrafit e a facilitação do gerenciamento de suas obras

 

O Obrafit é um sistema de gerenciamento de obras que conta com uma plataforma intuitiva e autodidata, facilidade de uso e sintetização das funções necessárias para uma ótima gestão de seus projetos de construção ou reforma.

Construtor, esteja um passo à frente em seus projetos, com a utilização do sistema Obrafit.
Cadastre-se em nosso site para criar a sua conta e faça uma experiência gratuita válida por 30 dias.
Para mobilidade de acesso e gerenciamento diretamente na obra, baixe também o nosso aplicativo.

Acesse nossos outros conteúdos para saber mais a respeito de temas relacionados à construção civil e gerenciamento de obras e fique por dentro das novidades do setor.
Sinta-se à vontade para deixar um comentário e compartilhar nosso blog com amigos e parceiros de negócios.