A criatividade aliada à tecnologia traz descobertas que revolucionam o mercado da construção civil. Neste artigo separamos algumas novidades que estão transformando o setor e mudando a percepção do que é ou não possível realizar em uma obra.

 

Concreto que brilha no escuro

O pó de concreto misturado à uma quantidade maior de água, elementos fotoluminescentes, entre outros componentes, podem implicar na formação de cristais na massa. Na base, o princípio da composição é o mesmo do cimento, mas a textura é mais gelatinosa.

Após exposição ao sol durante algumas horas, estes cristais irradiam energia em forma de luz. O concreto já é bem utilizado em países como México e Canadá. O efeito é espetacular. Confira alguns resultados aplicados em empreendimentos residenciais:

Confira alguns resultados aplicados em empreendimentos residenciais:

Além do design, esta é mais uma forma de iluminação sustentável, que pode ser aplicada em estradas e vias de acesso, aumentando a segurança de transeuntes.

 

Concreto translúcido

Material que traz na composição fibras óticas, deixando o concreto com certa transparência. Sua aplicação na divisão de espaços externos gera um efeito ímpar, além de proporcionar a economia de energia. Mesmo não parecendo, ele é muito mais resistente que o concreto tradicional, além de impermeável e mais barato.

Desenvolvido na Hungria e aperfeiçoado, inclusive no Brasil, ele pode ser recortado em diferentes espessuras gerando peças únicas, até porque as fibras não possuem uma orientação exata.

 

Bambu

O Bambu, da família Poaceae, é muito resistente. Tem diversas aplicações, como na fabricação de móveis, na decoração, em instrumentos musicais, entre outros. Além da rigidez de seu caule, ele possui fibras antibacterianas e está cada vez mais presente na construção civil.

“O bambu possui características muito parecidas com o aço. Sua resistência às forças de compressão e tração é muito alta, podendo ser usado – se devidamente calculado – simultaneamente, para esses dois esforços.

Quando comparados os valores médios de resistência à tração do material sobre o peso próprio, percebemos que o bambu é capaz de suportar o equivalente e, em alguns casos, até uma carga maior que o aço” explica o engenheiro civil Vitor Hugo Silva Marçal, secretário Executivo da Associação Brasileira de Produtores de Bambu (ABPB).

Fibra de coco

A fibra de coco está ganhando destaque em diversas industrias, entre elas a da construção civil. Entre suas principais características estão a durabilidade e versatilidade. Os painéis construídos a partir dela, são ótimos isolantes térmicos e acústicos. Misturado ao cimento, a fibra também evita rachaduras e é resistente à umidade e diferentes condições climáticas.

Segundo a engenheira civil Ivana Jatobá , “em forma de manta, a fibra da casca do coco verde apresenta ótimo desempenho em taludes nas margens de estradas, encostas, áreas de reflorestamento e qualquer superfície de solo muito inclinada ou sujeita a erosões. Isso porque o emaranhado da manta ajuda a “segurar” a terra e acaba, com o tempo, fazendo parte dela.”

O Brasil é um grande consumidor de coco e a reutilização deste recurso natural traz benefícios sociais, ecológicos e econômicos.

 

Tecnologia

A utilização de plataformas digitas na construção civil evita desperdícios, traz mais economia e otimiza processos da obra. Engenheiros, empreiteiros, construtoras, gestores de obra e arquitetos agregam valor ao serviço e deixam clientes mais satisfeitos com o auxílio de sistemas que possibilitam de forma fácil uma melhor projeção e gerenciamento de projetos.

 

Conheça o sistema Obrafit e otimize o trabalho da sua equipe e o fluxo de informações de forma simples e eficiente. Facilite a troca de informações com os proprietários.

Baixe também o aplicativo para Android e iOS, que traz as principais funcionalidades de interação entre gerenciadores, prestadores de serviços e proprietários da obra, exibindo notificações de aprovações pendentes, compartilhamento de imagens, bem como a interação entre eles, por meio de comentários diretos em imagens da obra em tempo real.

Acompanhe nas redes sociais as notícias do sistema, seguindo o Obrafit no facebook.com/obrafit ou pelo site obrafit.com.br.

Para assinar o sistema, basta acessar obrafit.com.br e escolher o pacote mais adequado às suas necessidades, instalando o aplicativo móvel complementar via Play Store ou Apple Store. Experimente o sistema com as funcionalidades completas por 30 dias gratuitamente!

Entre em contato com o Obrafit: [email protected]

Artigos relacionados: OBRAFIT – Gerenciamento e comunicação fácil em sua obra e Impressão 3D na construção civil: o futuro é agora.