[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Quando lidamos com a temática da construção, muitos são os fatores que afetam o bom andamento das obras. Uma má gestão financeira é um exemplo. Se arquitetos, engenheiros e gestores de obras não tiverem planejamento, organização e a utilização da tecnologia adequada no momento de gerenciar as finanças, os problemas podem ser muitos. Como atrasos, investimentos mal aplicados, gastos não previstos e dificuldades de término de projetos por falta de recursos econômicos. Veja em nosso artigo algumas dicas para uma boa gestão financeira.

 

Seja prevenido

É comum que durante o trabalho aconteçam alguns imprevistos, como um produto acabar no meio de algum procedimento. Muitos gestores não lidam da melhor forma com previstos e imprevistos, e acabam excedendo o orçamento em situações similares. Por esse motivo, é sempre importante ter planejamento, previsão para cada etapa da obra e também uma reserva financeira. Afinal, a obra não pode parar.

 

Tenha controle da mão de obra

Para que a obra tenha um melhor aproveitamento do tempo, é recomendável que o gestor tenha o controle dos trabalhadores. E faça a previsão de possíveis gastos que terá com horas extras, contratação de mais profissionais etc. Alterações no projeto e até mesmo alterações no tempo podem demandar ajuda adicional.

 

 Tenha um controle e uma visão macro da obra

Além das dicas listadas acima, um fator essencial para o bom andamento das finanças da obra é ter uma visão macro de tudo que está acontecendo. Saber o quanto está sendo gasto com transporte, fornecedores, materiais, compras que o proprietário está realizando, impostos etc.

Quando a tecnologia não era tão acessível, os gestores não tinham ferramentas adequadas para controle de gastos. Dependiam de controle manual e de diversas planilhas que não ‘conversavam’ entre si. Hoje, com a popularização da tecnologia, há opções no mercado que ajudam o profissional da construção no momento de gerenciar as finanças da obra. De forma que problemas com atraso de obras e gastos desnecessários sejam minimizados. Até mesmo proprietários começam a entender que podem melhorar sua experiência com uma nova obra ou reforma se o contratado utilizar um Sistema potencial de atualização e compartilhamento.

Não é preciso mais fazer o controle financeiro por meio de anotações e planilhas (em que a margem de erro é alta), e perder tempo com atualizações constantes em diferentes arquivos.

É possível em um único Sistema lançar dados e informações financeiras onde gestor e proprietário podem visualizar e acompanhar com transparência e maior controle financeiro cada etapa da obra.

 

Como o Obrafit pode ajudar?

Sistema de gerenciamento de obra, simples e intuitivo, o Obrafit tem diversas funcionalidades que contribuem para o bom andamento da obra. Sendo o gerenciamento financeiro uma delas, com o controle de compras, pagamentos recorrentes e gastos gerais.

É possível ter o controle dos gastos regulares, ou seja, pagamentos que o gestor realiza todo mês, como água, energia, insumos etc. E também dos gastos gerais, que acontecem eventualmente, por exemplo, um funcionário se machuca e precisa comprar um medicamento. Com esse recurso é possível que o profissional responsável pela construção tenha uma visão macro da gestão financeira.

Com o Sistema é possível que os usuários tenham o controle de todos os pagamentos e das contas de cada obra de forma simplificada. É possível filtrar informações, como por exemplo contas em aberto, e também gerar relatórios.

Caso a compra dos materiais ou serviços seja feita em parcelas, com boletos, cheques ou cartão de crédito, o Sistema faz todo o gerenciamento das parcelas e avisa os dias dos vencimentos. Facilitando assim, que todas as compras e contas a pagar estejam em dia. O que contribui com a gestão do profissional e tranquiliza o proprietário, que poderá ter o controle do que vem sendo gasto em seu imóvel.

Ou seja, é possível acompanhar o que está sendo investido em sua obra, em tempo real. Sem depender do envio de planilhas e e-mails de atualização por parte do gestor. Economizando tempo e evitando estresse de ambas as partes.

E o melhor, o Sistema com essa e todas as outras funcionalidades está disponível por 30 dias grátis! Faça um bom gerenciamento das finanças e tenha uma obra mais produtiva![/vc_column_text][vc_empty_space height=”20″][vc_column_text]Gostou do nosso artigo? Quer planejar a sua obra utilizando algumas dessas soluções sem perder o controle de custos e prazos? Utilize o Sistema de Gestão Obrafit! E tenha um bom gerenciamento de sua obra! Continue navegando em nossa página e saiba mais![/vc_column_text][vc_empty_space height=”5″][vc_column_text css=”.vc_custom_1517597523107{padding-top: 20px !important;padding-bottom: 30px !important;background-color: #63c934 !important;}”]

Experimente 30 dias grátis

[/vc_column_text][vc_column_text]Para assinar o sistema, basta acessar obrafit.com.br e escolher o plano mais adequado às suas necessidades, instalando o aplicativo móvel complementar via Google Play ou Apple Store. E mais! O sistema com todas as funcionalidades está disponível por 30 dias grátis! Crie agora a sua conta!

[/vc_column_text][vc_empty_space height=”20″][vc_column_text]Entre em contato com o Obrafit.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/3″ offset=”vc_hidden-xs”][vc_widget_sidebar sidebar_id=”sidebar-right”][/vc_column][/vc_row]