[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Quando falamos de obra é comum associá-la diretamente a pedreiros. Mas será que são somente esses profissionais que atuam em uma construção? Saiba mais sobre como esta hierarquia é dividida em nosso artigo.

 

muitos profissionais envolvidos em uma obra de construção. Porém, para explicar como funciona essa hierarquia, iremos abordar apenas as pessoas que estão diretamente ligadas ao canteiro de obras ou que colocam a mão na massa.

Podemos separá-las em: mestre-de-obras, encarregados, pedreiros, carpinteiros, armadores, serventes, bombeiros, eletricistas, pintores, gesseiro, pedreiro de acabamento, calceteiro.

 

Entenda as atividades e importância da hierarquia para cada função

 

Mestre-de-obras

É o profissional com experiência em obras e que possui o conhecimento necessário de todas as atividades e da sequência executiva da construção. É ele quem distribui as frentes de serviço para seus encarregados com o objetivo de concluir todas as metas de produção definidas pelo engenheiro. Sempre prezando pela qualidade do serviço, segurança dos trabalhadores e produtividade dos envolvidos. Também é responsável por manter a ordem no canteiro de obras, com habilidade na leitura dos projetos e competência para filtrar os problemas antes que cheguem na equipe de engenharia. Afinal, ele é o porta-voz da obra.

Dica 1: com o passar do tempo os mestres acabam apresentando dificuldades com a marcação de níveis. Procurando assim mudar o projeto em muitos momentos.  Preste atenção à esses aspectos.

 

Encarregados

São os responsáveis por liderar as equipes, colocando em prática as metas definidas pelo mestre-de-obras de acordo com os prazos. Também é sua função direcionar os trabalhadores nas frentes de serviço e verificar a execução. Os encarregados evitam problemas que podem acontecer na equipe, como profissionais que não produzem ou até serviços sem qualidade.  Além disso, é fundamental para o encarregado ter habilidade para ler os projetos e assim ter interação direta com o mestre-de-obras.

Tanto o encarregado quanto o mestre-de-obras são incumbidos de direcionar a mão-de-obra e colocar as atividades estipuladas pela engenharia em prática.

 

Pedreiros

Realizam os serviços de alvenaria, emboço, chapisco, reboco, requadramento de portas e janelas e contra piso. Também atuam na concretagem de pisos, lajes, vigas e pilares. São considerados bons pedreiros aqueles que possuem habilidades com nível, esquadro e prumo.

 

Pedreiros de acabamento

São os profissionais designados para assentar cerâmicas, azulejos, bancadas de banheiro e cozinha, porcelanatos, etc.  Esse serviço deve ser bem feito para que o resultado final da obra ocorra com qualidade, já que, é o que ficará à mostra na casa.

 

Carpinteiros

Responsáveis por formas de baldrames, blocos, cintas, pilares, vigas em madeira (madeirite, pontalete, sarrafo) e lajes. Até mesmo as lajes nervuradas são montadas pelos carpinteiros.

Dica 2: garantir o alinhamento das formas e também que as mesmas não abram durante as concretagens são habilidades de um bom carpinteiro.

 

Armadores

São os trabalhadores que realizam a ferragem da obra. Se o aço for comprado cortado, os armadores apenas montarão. Porém se a obra comprar barras retas será necessário cortar, dobrar e montar tudo.

Dica 3:  é indispensável para o armador saber fazer muito bem a leitura de um projeto de armação.

 

Bombeiros

Conhecido também como Bombeiro Hidráulico ou encanador, é o responsável por instalações hidrossanitárias. Ou seja, instalações de água fria, quente e esgoto.

Dica 4: bons bombeiros devem ter um amplo conhecimento de materiais e conexões. Além do PVC existem diversos materiais, como o PPR, o PEX, o CPVC, o PVC-R etc.

 

Eletricistas

Realizam as instalações elétricas da obra como tomadas, iluminação, dados, telecom, som, CFTV etc. Também são responsáveis por toda a infraestrutura, desde a instalação de eletrocalhas até redes de eletroduto corrugado tipo Kanaflex.

Dica 5: eletricistas não são exceção, também é necessário que possuam aptidão na leitura de projetos.

 

Calceteiro

Profissional responsável pelas atividades nas áreas externas da edificação. Realiza assentamento de meio-fio, execução de calçadas e sarjetas e assentamento de pisos intertravados.

 

Pintor

Efetua a pintura da edificação, interna e externa. Um bom pintor conhece vários tipos de tinta existentes no mercado, como selador, tinta óleo, tinta acrílica com brilho semi-brilho ou fosca, massa corrida e também seu rendimento e aplicação.

 

Gesseiro

É o profissional que faz a aplicação do gesso de parede e de teto. Na maioria das vezes trabalha também com dry-wall.

 

Ajudantes

Geralmente são pessoas mais jovens, que não possuem qualificação na carteira. Iniciam na construção civil auxiliando algum profissional com o objetivo de aprender a função para no futuro trabalhar na área.

 

São estes os profissionais que atuam diretamente em uma obra. Gostou do nosso artigo? Entendemos que bons profissionais procuram gerir a sua obra da melhor forma. Utilize o Sistema de Gestão Obrafit e tenha maior controle do andamento da obra!

 

Para assinar o sistema, basta acessar nosso site e criar a sua conta, escolhendo o plano mais adequado às suas necessidades, instalando o aplicativo móvel complementar via Google Play ou Apple Store.

E mais: O sistema com todas as funcionalidades está disponível por 30 dias grátis!