A gestão de obras começa com um planejamento bem elaborado, essencial para garantir a execução de projetos de engenharia e de arquitetura, como construções e reformas.

Uma boa gestão tem como foco principal, a otimização de resultados, evitando imprevistos no orçamento e prevenindo prejuízos de logística. Dessa forma, é possível acompanhar todas as etapas do projeto dentro do prazo estipulado, com qualidade de serviço e sem dor de cabeça.

Quer saber como fazer uma boa gestão de obras? Conheça o Obrafit e siga nossas dicas.

 

Obrafit: sistema de gestão de obras online

O Obrafit é um sistema de gerenciamento de obras que vai facilitar a sua vida e economizar o seu tempo.

Este sistema foi desenvolvido especialmente para auxiliar gestores de obras em seus projetos, de forma que o contratante do serviço consiga acompanhar remotamente o andamento de todas as etapas de uma construção ou reforma.

A praticidade desta plataforma de gestão de obras permite que você fique em casa, gerenciando seu negócio de maneira online, mesmo que a construção seja em outra cidade. É possível acompanhar à distância todas as etapas do cronograma, seguindo as notificações compartilhadas dentro do sistema.

Dessa forma, além de contribuir no cotidiano dos usuários, o Obrafit colabora também com os tempos atuais, evitando aglomerações e mantendo o distanciamento social.

 

Por que contratar um software de gerenciamento de obras?

O software Obrafit alia a tecnologia com a organização do seu projeto de construção. 

Com a utilização desta plataforma, é possível identificar de forma ágil e prática o desempenho de tarefas e etapas de uma obra.

Além disso, você pode interagir com seus clientes, importar planilhas de orçamentos, e compartilhar informações, garantindo a atualização de todos os envolvidos.

Tarefas complexas, como controle de materiais e de equipamentos, controle de mão-de-obra, fluxo de caixa e relatórios de informações podem ser disponibilizados através do sistema de gestão Obrafit e você pode acessá-lo de onde estiver por meio do site no computador, ou no smartphone, baixando o aplicativo disponível na Google Play ou App Store. 

 

 

Mas afinal, quem pode gerenciar com o Obrafit?

Comparado com os demais softwares de gerenciamento de obras existentes no mercado, o grande diferencial do Obrafit é o fato de ser um sistema totalmente acessível, que disponibiliza tutoriais autoexplicativos e didáticos, dispensando horas de treinamento e custos desnecessários para pequenos projetos de construção. Além disso, não há restrição de acesso às informações para os proprietários da obra, todo o processo é exposto do início ao fim, para que o acompanhamento seja em tempo real, sem surpresas desagradáveis.

Dentre as funcionalidades encontradas na plataforma, podemos destacar:

  • Relatório diário de obras
  • Importação de orçamentos
  • Dashboard
  • Medição
  • Controle financeiro
  • Fluxo de caixa
  • Notificações
  • Integração de usuários fornecedores e proprietários
  • Cronograma de etapas
  • Compartilhamento de fotos e documentos
  • Suporte e assistência total da equipe Obrafit
  • Planos personalizados e customizados

Essas funções administrativas disponibilizadas no sistema foram pensadas, principalmente, para pequenos negócios, já que demandam facilidade na utilização, sem restringir os usuários envolvidos e sem a necessidade de preparação.

Portanto, a partir destas informações, os principais usuários que poderão utilizar nosso sistema de gestão de obras são:

1- Empreiteiros:
Contratados de maneira autônoma ou terceirizada para realizar determinados serviços, são considerados pequenos construtores individuais, ficam responsáveis pelo gerenciamento através de contratação de mão-de-obra, controle de materiais, garantia de segurança e qualidade do trabalho. Por atuarem diretamente na gestão da obra, podem implementar mudanças no planejamento quando julgarem necessário. 

2- Arquitetos

Poderão acompanhar o andamento do cronograma de etapas através da plataforma, gerenciando seu projeto de construção remotamente e participando de forma ativa de cada processo, por meio de notificações, imagens e relatórios diários compartilhados no sistema.

3- Engenheiros Civis: 

Presentes desde o início ao fim das obras, planejando e executando cada etapa da construção. Estarão praticamente todos os dias ativos no sistema, dividindo tudo com os usuários envolvidos, como informações de cumprimento de prazos e controle de orçamentos.

4- Construtoras:

Encarregadas de garantir a integridade física da obra, conseguir os equipamentos necessários, entre outras atividades. Utilizarão o sistema a fim de demonstrar o passo a passo de cada etapa da construção. 

5- Imobiliárias:

Essenciais para uma negociação de venda ou locação, os consultores imobiliários vão utilizar as atualizações disponibilizadas no sistema para informar aos clientes e negociar com possíveis investidores. Além de poderem administrar a construção ou reforma de seus imóveis à distância.

6- Decoradores:

Usuários muito importantes, principalmente, nas etapas finais de uma obra. Responsáveis por encontrar artigos de design de interiores e decoração geral que estejam dentro da proposta de orçamento especificada no controle. Podem, inclusive, solicitar cotações para listas de compras em lojas do segmento.

7- Pequenos empresários:

Potenciais investidores, autônomos ou não, poderão utilizar-se da plataforma de gerenciamento de obras para observar e acompanhar as atualizações, como forma de garantir que seu investimento esteja sendo bem implementado.