Gestão de obra: Como Planejar e Gerir?
Dificuldades em gerir projetos e construções? Siga algumas dicas de planejamento e gestão de obras da melhor maneira possível para evitar dor de cabeça posterior.
Toda obra envolve uma quantidade significativa de variáveis que exige atenção do profissional que a acompanha. Orçamentos, mão de obra, prazos, compra de materiais e planejamento são apenas alguns dos pontos a serem levados em conta pelo responsável.
Claramente, o profissional deve ser capacitado para acompanhar e garantir que a obra seja realizada com o máximo de sucesso em todos os tópicos citados acima. O papel principal do gestor é garantir que a obra esteja dentro do padrão estabelecido no planejamento, atendendo aos requisitos desejados pelo cliente.
O mais importante na hora de gerir uma obra, entretanto, é ter visão holística sobre o projeto, entendendo os possíveis imprevistos que podem atrapalhar e como se anteceder resolvendo-os com o mínimo de estresse e esforço.
Especialização e Cursos de Aprimoramento
Em função da necessidade do mercado em contar com profissionais que também saibam gerir o andamento da obra. Muitas faculdades e centros de ensino abriram cursos e pós-graduações que ensinam esses profissionais. São matérias que visam maximizar o potencial dessas pessoas tornando-as especialistas. Alguns cursos oferecem matérias como:
- Organograma e dimensionamento de equipes;
- Aprimoramento e gestão de pessoas, como foco na construção civil;
- Planejamento físico e financeiro da obra e projetos;
- Relatório de andamento e Organização e planejamento dos serviços.
Para quem trabalha na a área, fazer uma especialização é uma ótima ideia, mas não é a única solução para aprimorar a prática de administração de obra.
Ferramentas Digitais e Sistemas
O contexto atual em que vivemos, com o grande avanço do mundo digital, vem possibilitando a criação de sistemas inteligentes e intuitivos, utilizados especificamente para o auxílio no gerenciamento de obras.
Com sistemas desse gênero, é possível ter total controle dos gastos em andamento e compará-los com o planejamento; arquivar fotos do dia-a-dia da obra; digitalizar documentos; acessar planilhas em equipamentos mobile e melhorar o relacionamento com o cliente já que este poderá também ter contato com o andamento da obra sem precisar sair de casa. Além destas vantagens um bom sistema pode ainda:
- Ter noção do andamento de sua obra por meio de um comparativo do planejado X realizado
- Armazenamento na nuvem: Não ter riscos de perder o planejamento e os documentos no decorrer do projeto, além de ter acesso ao mesmo em qualquer lugar à qualquer hora, inclusive em smartphones e notebooks.
- Ter tudo relacionado a obra num só lugar, como: financeiro, projetos, processos e relatórios.
Posts recentes
- Grua na construção civil: o que é e quais os benefícios?
- Como fazer um plano de gerenciamento de resíduos na construção civil
- Para que serve a impermeabilização na construção civil
- Construção sustentável: vantagens de usar bambu na construção civil
- O que é gerenciamento de obras? Entenda como funciona