Como facilitar a comunicação entre proprietário e o gestor da obra
Se você é arquiteto, gestor de obras, engenheiro, construtor ou empreiteiro, provavelmente já teve dificuldades na comunicação com o proprietário e os demais envolvidos na obra, ainda mais nesses tempos de pandemia de coronavirus. Afinal, muitas são as etapas e as informações que envolvem todo o processo. Veja em nosso artigo como o Obrafit pode ajudar a resolver esse problema.
Construir um imóvel envolve várias etapas, funcionários e mais, o sonho do proprietário. Em cada fase está algo intangível como a história e a expectativa dos proprietários, que esperam o momento de terem tudo concluído e poderem usufruir de seu imóvel, seja ele para fim pessoal ou comercial. Para isso contratam profissionais qualificados, e esperam que eles cuidem de todos os detalhes – façam um projeto adequado e de acordo com as especificações acordadas.
Durante a execução do projeto, é comum que esse relacionamento tenha alguns “ruídos de comunicação”, caso o responsável não utilize uma boa ferramenta de gestão. Por exemplo, é comum que o proprietário se sinta inseguro com a falta de troca de informações, pela falta de acesso aos dados ou por não ter uma visão geral e orçamentária de cada etapa de sua obra.
Do outro lado temos o profissional que está gerenciando cada fase da melhor forma possível, e tem que lidar com outros profissionais. Ou seja, toda essa dinâmica precisa acontecer em harmonia, com o alinhamento constante de todos os envolvidos.
Para melhorar os conflitos de comunicação, temos hoje tecnologia que permite que o profissional da construção tenha uma boa comunicação com o proprietário e demais envolvidos – o controle das informações sensíveis de sua obra e o gerenciamento de usuários no Sistema.
Saiba como é possível!
O Sistema de gerenciamento Obrafit é intuitivo e fica na nuvem, o que possibilita a comunicação de sua obra em tempo real. Com ele, é possível inserir os dados de sua obra e colocar as pessoas a par do que está acontecendo, por meio da funcionalidade de gerenciamento de usuários.
Quando o responsável pela obra utiliza o Sistema, ele pode colocar ali as informações como nome, e-mail, senha e foto da pessoa que terá acesso às informações da construção.
Após esse processo, o responsável define o tipo de permissão do usuário. Se ele é o proprietário da obra, colaborador do escritório ou master (gerente ou controlador do escritório ou empresa do responsável pela obra). Vale ressaltar que o gestor de obra habilita para cada usuário quais as obras que ele pode acessar. Cada usuário habilitado tem acesso somente às especificidades do programa liberadas pelo responsável da construção. Por exemplo, o proprietário tem acesso às fases de cada etapa, ao compartilhamento de arquivos como fotos e comentários e à aprovação de compras (opcional). O que facilita no momento em que essa pessoa precisar das informações de forma rápida. O colaborador do escritório tem permissão somente para aquelas obras nas quais ele está atuando, e o Master tem permissão sem restrições ao sistema.
Há uma tela em que o responsável tem o controle de todas as pessoas que possuem acesso ao sistema, por meio de uma coluna de ações, em que é possível editar e excluir usuários. O Sistema tem planos diferentes para contemplar as necessidades de cada obra. Por exemplo, no plano Fit, o usuário tem acesso a 5 obras, 2 usuários administradores (podendo ser Master ou Colaborador) e 5 usuários proprietários. Na opção Standard são 10 obras, 5 usuários administradores, e 10 e proprietários. E o plano Top, com direito a 20 obras, 10 usuários administradores, 20 usuários proprietários. Caso nenhum dos planos atenda a sua necessidade, entre em contato com o Obrafit.
Quer conhecer esse Sistema e ver como ele funciona na prática? Basta acessar obrafit.com.br e escolher o plano mais adequado às suas necessidades, instalando o aplicativo móvel complementar via Google Play ou Apple Store.