É comum que profissionais da construção utilizem planilhas no controle da obra. No entanto, depender somente desse recurso é algo que exige cautela. Uma vez que a dinâmica das obras permite cada vez mais que os gestores estejam em contato com a tecnologia e resolvam seus problemas mais rapidamente, de forma a melhorar a produtividade e ganhar destaque no mercado.

Se pararmos para pensar que uma construção envolve várias etapas, ter diferentes planilhas alimentadas por diversos profissionais em cada uma delas, não facilita o alinhamento das informações. A ausência de uma única plataforma que concentre os dados e assegure o cumprimento de orçamentos e prazos, prejudica a todos no momento de tomadas de decisões, entre diferentes profissionais da obra e com o proprietário. Que acaba ficando desconectado do que acontece no projeto e principalmente do planejado x realizado.

 

Saiba mais sobre a Gestão Compartilhada de Projetos na Construção Civil em nosso artigo

 

A solução?  Utilizar a tecnologia!

Hoje, temos no mercado sistemas que conseguem fazer a gestão automatizada de todos esses dados importantes em cada etapa da obra. Conheça o Sistema inteligente Obrafit. Com ele é possível importar dados inseridos em planilhas, gerados por sistemas legados de orçamento, ou modelos BIM, o que facilita o gerenciamento do projeto.

Experimente facilitar a integração e diminuir o retrabalho. A troca de informações e planilhas por e-mail pode implicar na consulta em arquivos desatualizados, divergência entre os arquivos de cada profissional e até mesmo na perda ou repetição de informações. Além disso, cada profissional tem uma maneira diferente de lançar os dados, o que dificulta a leitura por parte de seus colegas.

Com o uso de um sistema de gerenciamento, esses problemas são amenizados. Uma vez que ele permite que os dados da obra sejam editados em tempo real e por um determinado grupo de profissionais envolvidos na construção. Em cada etapa, é possível ter o controle dos itens e subitens do projeto, e todas as suas variáveis, quantidades, orçamentos etc.

No sistema é possível importar dados que estejam em planilhas. No Obrafit, para importar uma planilha em uma das etapas de sua obra, basta um clique no ícone importação para baixar a planilha template – que é bem simples de preencher, é possível copiar e colar informações pré-existentes em outras as planilhas. Ou seja, o Obrafit funciona para novas obras e também àquelas que já estão em execução. As informações lançadas alimentam automaticamente funções paralelas, como o módulo de compras. O Sistema é intuitivo e fácil de usar.

O Obrafit facilita a gestão compartilhada da obra, uma vez que os arquivos têm armazenamento em nuvem e podem ser visualizados em qualquer lugar – via mobile e desktop por diferentes usuários. Cada escritório tem a sua conta, e para cada obra pode se criar acesso à outros usuários, principalmente para o proprietário. O que melhora a experiência de construir ou reformar para ambos os lados, com profissionalismo e transparência.

Ficou interessado? Quer deixar a sua obra fácil de ser gerenciada com as informações compartilhadas? Assine o Sistema Obrafit! Basta acessar obrafit.com.br e escolher o plano mais adequado às suas necessidades, instalando o aplicativo móvel complementar via Google Play ou Apple Store. E o melhor: o Sistema com todas as funcionalidades está disponível por 30 dias grátis.

Para assinar o sistema, basta acessar obrafit.com.br e escolher o plano mais adequado às suas necessidades, instalando o aplicativo móvel complementar via Google Play ou Apple Store. E mais! O sistema com todas as funcionalidades está disponível por 30 dias grátis! Crie agora a sua conta!