A edificação de empreendimentos ecológicos e sustentáveis tem apresentado crescente valorização no setor de construção civil

A preocupação com o impacto ambiental e com os recursos naturais utilizados nas obras vem da evolução do conceito do ecologicamente correto e engloba uma outra tendência muito importante para as empresas no geral, o ESG.

Esta atual tendência já está presente no segmento de construção civil e abrange um conjunto de critérios e boas práticas adotados pelas organizações em prol da sociedade e do meio ambiente.

 

Qual a origem da sigla ESG?

 

O significado de ESG corresponde a Environmental Social and Corporate Governance, sigla criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com a proposta de definir princípios e ações a serem colocadas em prática para solucionar questões ambientais, sociais e de governança corporativa, tais como:

 

  • colaborar no desenvolvimento sustentável da sociedade
  • entender os efeitos causados nos stakeholders internos e externos
  • melhorar a credibilidade de mercado nas instituições financeiras

 

ESG na construção civil

 

A necessidade de aplicação dos critérios de ESG no setor de construção está diretamente ligada ao fato de que é preciso reduzir o impacto das obras em relação ao meio ambiente e às comunidades das regiões onde estão inseridas.

Sendo assim, é preciso fiscalizar e monitorar estes efeitos a fim de que as empresas do setor consigam avaliar os danos à natureza e tomar decisões práticas para preservar ao máximo os recursos naturais.

No entanto, o que caracteriza uma construção de estar em acordo com o conceito de ESG, não é apenas sua edificação, ou seja, não basta apenas construir um “prédio verde” e funcional, por exemplo, é preciso respeitar e seguir políticas contínuas de consumo consciente de energia e água, garantindo conforto e um ambiente salubre aos ocupantes, sem desrespeitar a realidade socioeconômica da região.

Assim, a implementação do ESG serve como uma forma de regulamentar estas preocupações com as questões ambientais e sociais, de maneira que este assunto seja tratado com seriedade e com reais resultados, intensificando a adoção de medidas que promovam a sustentabilidade, o cumprimento das normas e leis, além do incentivo ao bem-estar das comunidades.

 

 

Principais benefícios do ESG

 

Além da vantagem principal de reduzir o consumo de recursos naturais e obter um menor impacto das obras na natureza, a adoção do conceito de ESG e de suas diretrizes contribuem para outras questões importantes, não apenas no setor de construção civil, mas também nos demais segmentos empresariais.

 

  • Mobilização de todos para um bem maior

Atualmente, quando uma empresa se move em respeito à natureza, a tendência é de que as outras empresas do setor sigam pelo mesmo caminho. Independente da motivação que as levaram a este mesmo objetivo, as vantagens da implementação do ESG se estendem a todos.

 

  • Valorização financeira

Em virtude da sustentabilidade ser um dos principais diferenciais em uma obra, as empresas que exercem as políticas do ESG possuem uma maior facilidade para atrair investidores.

 

  • Melhoria na relação com stakeholders

A prática do ESG permite um melhor relacionamento com os stakeholders de uma empresa. Quando medidas sustentáveis são adotadas, o ambiente de trabalho se torna melhor para os colaboradores e as relações com parceiros, e demais profissionais interessados nos negócios, se estreitam por um objetivo em comum e transparente.

 

  • Adequação de tendências globais

A preocupação com questões ambientais, sociais e de governança corporativa é a principal tendência entre as organizações de grande prestígio mundial. 

Aos poucos, novas demandas de mercado vão surgindo e novos conceitos são adotados. É preciso estar atento às mudanças e se antecipar às constantes atualizações globais no mundo corporativo, principalmente, no segmento de construção civil.

 

 

O ESG e as certificações de sustentabilidade

 

A melhor maneira de comprovar se as suas obras estão de acordo com as diretrizes de ESG é através da conquista de certificações sustentáveis em suas construções.

Há diversos tipos de certificações disponíveis, no entanto, para conquistar seu selo, é preciso seguir a risca todos os procedimentos e passar por auditorias periódicas que vão atestar se a empresa ou construção preza pelo desenvolvimento ambiental, social e de governança.

Dessa forma, a contratação de um sistema de gerenciamento de obras se torna um facilitador deste processo.

Com o Obrafit é possível organizar, monitorar e controlar o andamento de suas obras com o auxílio das ferramentas disponíveis no aplicativo.

Conquiste sua certificação de sustentabilidade de forma mais rápida com o apoio do sistema Obrafit.

Acesse nosso site e faça uma experiência gratuita válida por 30 dias.