Obra normalmente é sinônimo de dor de cabeça para seus proprietários. Evolução do planejamento, controle de materiais, orçamentos. São muito tópicos que fazem duvidar da transparência do projeto.


O processo de uma Obra pode ser muito desgastante para quem arca com todo o processo. Desde uma construção do zero até o projeto de um cômodo. Muitas pessoas postergam reformas e construções o máximo de tempo possível, por não quererem passar pelo procedimento.

Vários fatores incentivam esse comportamento de aversão. As obras são conhecidas normalmente por demorarem além do planejado, usarem mais materiais do que o proposto no início e pela falta de controle da rotina realizada.

Muitos desses fatores não são de controle do proprietário da obra e sim do gestor dela. Entretanto, é de natural interesse que os donos queiram se inteirar sobre o que está sendo realizado em sua reforma/construção. E, muitas vezes isso não viável pelo estilo de trabalho do gestor, ou pelas ferramentas que ele usa para fazer relatório mensal.


Como ter transparência numa Obra

Se você é proprietário de uma obra e quer ter conhecimento de cada passo realizado em sua construção, existem algumas ações que podem ser tomadas para que você acompanhe mais de perto o que está rolando com seu planejamento.

• Combine um período com o gestor contratado da obra. Pode ser semanalmente, quinzenalmente, mensalmente… para que vocês se encontrem ou ele possa te dar um parecer do processo.

• Estabeleça um padrão para esses relatórios periódicos. Escolha um formato, seja em forma de relatórios, planilhas ou gráficos que compare o planejado com o realizado.

• Utilize sistemas que facilitem a sua comunicação com a gestão da obra e permitam que você tenha acesso aos documentos do projeto.


O sistema de gerenciamento Obrafit permite que você tenha acesso a todas as documentações de sua obra. Carregue planilhas e fotos, compare realizado X planejado por meio de gráficos, saiba do armazenamento de materiais.

Planejado para ser uma ferramenta simples e que facilite a comunicação entre o dono da obra e o gestor dela. Disponível online, a ferramenta permite a transparência de todos os processos da obra.