Crescimento do mercado imobiliário. Você está preparado?
É recorrente que as empresas de construção civil recebam inúmeras críticas relacionadas ao desperdício de materiais nas obras. O grande volume de material inutilizado é algo que sempre acaba noticiado em jornais, revistas e nos demais meios de comunicação. O grande problema do desperdício está na falta de uma boa gestão.
De acordo com a Revista Exame, as vendas líquidas do mercado imobiliário no Brasil cresceram 11,6% nos últimos 12 meses. E os lançamentos, mais de 5% (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias – Abrainc).
Na linha do tempo é possível conferir o aumento dos valores de financiamento no Brasil em um comparativo de 2015 – 2016. Fonte: Portal G1.
Só na cidade de São Paulo, os lançamentos de imóveis aumentaram mais de 10% em relação ao ano passado. O que claramente indica a volta do crescimento do mercado imobiliário no país.
O ideal para um país é que a economia cresça junto com este setor e esse aumento no volume do mercado se deve justamente a queda dos juros aplicados.
Além das opções de crédito mais baratas que vem sendo disponibilizadas pelos bancos, fruto da melhora no cenário econômico nacional, a confiança cresceu. As pessoas ganharam mais segurança em investir a longo prazo, já que os bancos reduziram as taxas de financiamento imobiliário. E outras mudanças que podem ser favoráveis aos profissionais da área de construção civil também foram implantadas.
Com a melhora no setor, automaticamente o volume de demandas por novos projetos crescem. O que é um alívio para os profissionais, mas que também pode causar desespero, a medida que o volume de trabalho aumenta e é preciso dar conta de tudo.
Sabe como não deixar de pegar trabalhos e aproveitar o cenário favorável do mercado imobiliário? Veja algumas dicas de como otimizar seu trabalho para dar conta de tudo.
#1 – Tabelamento de Preços
Agilidade e praticidade é tudo. Tenha seus preços sempre organizados, atualizados e planejados. Para que dessa forma, você os tenha sempre disponíveis para os clientes de pronto atendimento.
Faça sempre uma reunião de apresentação com o possível cliente, para que fique claro seu preço tabelado e o que você pode fazer pelo cliente. Além de ser mais fácil para você entender quais são as necessidades do cliente.
Dica: Cuidado com os valores praticados, pois embora o mercado esteja em crescimento os orçamentos e investimentos ainda estão baixos.
#2 – Organize Baseando-se em Prioridades
Tenha em mente, no quadro da parede ou em um software de gestão a lista de afazeres de quem trabalha com você e a sua própria lista. Baseado nas prioridades do mês/semana/dia para que haja otimização de tempo e energia.
Existem muitos aplicativos e sistemas web que podem te auxiliar em diversos afazeres. Opte por ferramentas que sejam mais simples, fácil de alimentar e intuitivas.
#3 – Utilize Sistemas de Gestão
Sistemas de gestão podem mudar completamente seu trabalho. E o funcionamento de sua marca/empresa/companhia. Principalmente na área da construção civil.
Em um sistema de gestão você pode otimizar espaço, armazenando todas as suas planilhas em um só lugar, além de todas as informações da obra ou projeto em um mesmo sistema. É possível também disponibilizar dashboards que mostrem o planejado e o realizado da obra e compartilhá-lo com os clientes podendo melhorar seu relacionamento com eles.
O sistema de gestão Obrafit foi pensando para facilitar a vida do profissional da área de forma simples e intuitiva além de melhorar a comunicação e relacionamento com o cliente, já que ele também tem acesso às informações e pode acompanhar em tempo mínimo as atualizações. Como planilhas, imagens, informações e análises de seu projeto.