Construir ou reformar: o que é melhor?
Enfim, chegou o tão esperado momento de se mudar e iniciar uma nova fase em sua vida!
Talvez você tenha se casado ou esteja saindo da casa dos seus pais, em busca de um lugar para chamar de seu, e se depara com a seguinte dúvida: é melhor reformar um imóvel antigo ou construir do zero?
Esta questão serve também para quem vive há anos em um mesmo local e começa a perceber alguns pontos de desgaste e problemas na residência.
Existem muitas ofertas de imóveis, tanto novos quanto antigos, e a verdade é que somente uma análise mais detalhada pode determinar a melhor decisão de escolha para você.
Construir é mais barato que reformar?
Já ouvimos falar que reformar demanda mais gastos do que construir e que não vale a pena o custo com os melhoramentos da reforma. A verdade é que algumas vezes a opção de construir um imóvel é que acaba saindo mais cara e o investimento para a realização da obra resulta em um desperdício de recursos financeiros que poderiam ter sido evitados.
Neste sentido, se o imóvel antigo está em bom estado de conservação, não apresenta sérios problemas estruturais e se o futuro morador já for o atual proprietário interessado em permanecer vivendo no local, a escolha pela reforma é a melhor opção custo x benefício. Afinal, apenas para adquirir um bom terreno hoje em dia, em um bairro tranquilo e seguro, é preciso desembolsar uma grande quantia em dinheiro, o que poderia comprometer parte do orçamento de uma construção.
O que analisar antes de reformar?
Para dar início a uma reforma, é necessário observar alguns pontos importantes e essenciais a serem considerados na obra.
-
Tubulações hidráulicas
É comum que as tubulações antigas fiquem enferrujadas ou danificadas devido aos materiais com que eram fabricadas, como chumbo ou ferro galvanizado. É preciso substituir por canos de PVC, que evitam vazamentos ou corrosões.
-
Fiação
As fiações antigas podem causar prejuízo com desperdício de energia e curto-circuitos devido ao desgaste natural e sobrecarga de equipamentos eletrônicos. Dessa forma, para maior economia e segurança, torna-se necessária a troca de toda a parte elétrica do imóvel.
-
Telhado
O madeiramento das coberturas merece muita atenção. Com o passar dos anos, podem ser encontrados cupins onde houver madeira, por isso, garanta o extermínio destas pragas imediatamente, antes que os focos de infestação aumentem e prejudiquem até mesmo a estrutura da edificação. A melhor solução é optar por madeiras resistentes aos cupins, como Ipê e Jacarandá.
-
Infiltrações
A fim de aumentar a conservação e evitar infiltrações nos ambientes, é necessário investir na impermeabilização das áreas externas e lajes, prevenindo, dessa forma, problemas futuros e garantindo a valorização do imóvel durante muitos anos.
Leia também: Os dilemas de uma reforma para o proprietário |
Quando devo optar pela construção?
Uma reforma deve ser previamente descartada sempre que houver graves danos estruturais e mau estado de conservação do imóvel. Dessa forma, é melhor demolir e começar a construção do zero.
Quando o proprietário já possui o terreno tudo fica mais fácil. Geralmente, a aquisição deste terreno já foi feita anteriormente, contando com o planejamento da obra a ser levantada. Neste caso, com a área livre para a construção, deve-se analisar cada etapa do projeto e elaborar um orçamento detalhado para que a obra não ultrapasse o valor esperado.
Além disso, em alguns casos, o futuro morador está mais interessado na mudança de região em que vive e, portanto, utiliza a verba que seria da reforma para construir algo novo em outro bairro ou cidade mesmo que, no final, custe um pouco a mais do que o planejado anteriormente.
Assim, é preciso analisar caso a caso para entender as reais necessidades do proprietário e decidir pela solução que melhor lhe atenda no momento.
Utilize o sistema Obrafit na sua reforma ou construção
Embora a decisão de construir ou reformar seja um pouco difícil de resolver, para qualquer uma das opções você pode contar com o auxílio do sistema Obrafit.
O Obrafit é uma plataforma online de gerenciamento de obras que vai contribuir na comunicação e integração do proprietário com os demais envolvidos na execução de um projeto arquitetônico, fazendo a conexão entre eles, por meio das informações disponibilizadas no sistema.
Dessa forma, o gerenciador pode atuar remotamente e se comunicar com os outros usuários, compartilhando relatórios diários de obras (R.D.O.), recebendo notificações, inserindo fotos, documentos, anexando planilhas de orçamentos e controlando o fluxo de caixa.
Com o sistema Obrafit, seu projeto de construção ou reforma estará sendo monitorado em tempo real, de onde estiver, através de dispositivos móveis, via mobile ou desktop.