Enfim, chegou o tão esperado momento de se mudar e iniciar uma nova fase em sua vida!

 

Talvez você tenha se casado ou esteja saindo da casa dos seus pais, em busca de um lugar para chamar de seu, e se depara com a seguinte dúvida: é melhor reformar um imóvel antigo ou construir do zero?

 

Esta questão serve também para quem vive há anos em um mesmo local e começa a perceber alguns pontos de desgaste e problemas na residência.

 

Existem muitas ofertas de imóveis, tanto novos quanto antigos, e a verdade é que somente uma análise mais detalhada pode determinar a melhor decisão de escolha para você.

 

Construir é mais barato que reformar?

 

Já ouvimos falar que reformar demanda mais gastos do que construir e que não vale a pena o custo com os melhoramentos da reforma. A verdade é que algumas vezes a opção de construir um imóvel é que acaba saindo mais cara e o investimento para a realização da obra resulta em um desperdício de recursos financeiros que poderiam ter sido evitados.

 

Neste sentido, se o imóvel antigo está em bom estado de conservação, não apresenta sérios problemas estruturais e se o futuro morador já for o atual proprietário interessado em permanecer vivendo no local, a escolha pela reforma é a melhor opção custo x benefício. Afinal, apenas para adquirir um bom terreno hoje em dia, em um bairro tranquilo e seguro, é preciso desembolsar uma grande quantia em dinheiro, o que poderia comprometer parte do orçamento de uma construção. 

 

O que analisar antes de reformar?

 

Para dar início a uma reforma, é necessário observar alguns pontos importantes e essenciais a serem considerados na obra.

 

  • Tubulações hidráulicas

É comum que as tubulações antigas fiquem enferrujadas ou danificadas devido aos materiais com que eram fabricadas, como chumbo ou ferro galvanizado. É preciso substituir por canos de PVC, que evitam vazamentos ou corrosões.

 

  • Fiação

As fiações antigas podem causar prejuízo com desperdício de energia e curto-circuitos devido ao desgaste natural e sobrecarga de equipamentos eletrônicos. Dessa forma, para maior economia e segurança, torna-se necessária a troca de toda a parte elétrica do imóvel.

 

  • Telhado

O madeiramento das coberturas merece muita atenção. Com o passar dos anos, podem ser encontrados cupins onde houver madeira, por isso, garanta o extermínio destas pragas imediatamente, antes que os focos de infestação aumentem e prejudiquem até mesmo a estrutura da edificação. A melhor solução é optar por madeiras resistentes aos cupins, como Ipê e Jacarandá.

 

  • Infiltrações

A fim de aumentar a conservação e evitar infiltrações nos ambientes, é necessário investir na impermeabilização das áreas externas e lajes, prevenindo, dessa forma, problemas futuros e garantindo a valorização do imóvel durante muitos anos.

 

Leia também: Os dilemas de uma reforma para o proprietário

 

Quando devo optar pela construção?

 

Uma reforma deve ser previamente descartada sempre que houver graves danos estruturais e mau estado de conservação do imóvel. Dessa forma, é melhor demolir e começar a construção do zero.

 

Quando o proprietário já possui o terreno tudo fica mais fácil. Geralmente, a aquisição deste terreno já foi feita anteriormente, contando com o planejamento da obra a ser levantada. Neste caso, com a área livre para a construção, deve-se analisar cada etapa do projeto e elaborar um orçamento detalhado para que a obra não ultrapasse o valor esperado.

 

Além disso, em alguns casos, o futuro morador está mais interessado na mudança de região em que vive e, portanto, utiliza a verba que seria da reforma para construir algo novo em outro bairro ou cidade mesmo que, no final, custe um pouco a mais do que o planejado anteriormente.

 

Assim, é preciso analisar caso a caso para entender as reais necessidades do proprietário e decidir pela solução que melhor lhe atenda no momento.

 

Utilize o sistema Obrafit na sua reforma ou construção

 

Embora a decisão de construir ou reformar seja um pouco difícil de resolver, para qualquer uma das opções você pode contar com o auxílio do sistema Obrafit.

 

O Obrafit é uma plataforma online de gerenciamento de obras que vai contribuir na comunicação e integração do proprietário com os demais envolvidos na execução de um projeto arquitetônico, fazendo a conexão entre eles, por meio das informações disponibilizadas no sistema.

 

Dessa forma, o gerenciador pode atuar remotamente e se comunicar com os outros usuários, compartilhando relatórios diários de obras (R.D.O.), recebendo notificações, inserindo fotos, documentos, anexando planilhas de orçamentos e controlando o fluxo de caixa.

 

Com o sistema Obrafit, seu projeto de construção ou reforma estará sendo monitorado em tempo real, de onde estiver, através de dispositivos móveis, via mobile ou desktop.

 

Além disso, para facilitar ainda mais a utilização do sistema, é possível fazer o download do app Obrafit de forma gratuita pelo Google Play ou Apple Store.

 

Temos planos disponíveis e personalizados para cada necessidade. Acesse o site Obrafit, conheça nossos serviços, funcionalidades e escolha o plano que melhor se adequa ao seu negócio*.

 

 

*O Plano FIT inclui experiência gratuita válida por 30 dias.