Comprar materiais para construção pode se tornar uma dor de cabeça caso você não tenha certeza do que está fazendo. Afinal de contas, quando tratamos desse tipo de produto, todo cuidado é pouco. Uma escolha incorreta pode comprometer toda uma estrutura, causar danos a estética desenvolvida pelo arquiteto do projeto ou até mesmo provocar um acidente.


Se engana quem pensa que economizar significa comprometer a estrutura de sua obra. Há diversas maneiras de conciliar preço com segurança e garantir uma obra sem problemas.

Confira as dicas que separamos para comprar materiais para sua obra de forma segura:

 

  1. Opte por materiais certificados

Para ser certificado o material passa por diversos testes que garantem altos padrões de qualidade. As certificadoras são terceirizadas e dependem da confiabilidade de seu selo. Sendo assim, você pode confiar nos produtos que elas garantem.

 

  1. Fique atento a validade

Alguns de nós só conferem a validade de produtos perecíveis. Porém, os bens duráveis também têm uma data de validade e é importante verificá-la. Já que os insumos para construção são feitos de materiais que podem quebrar, apodrecer, oxidar, mofar etc.

 

  1. Cuidado com promoções de “queima de estoque”

Comprarprodutos de marcas famosas por preços menorespode parecer uma excelente oportunidade. Mas, cuidado!É comum que lojas procurem ‘se livrar’ de mercadorias que não estão mais na moda ou já saíram de linha. Isso não significa que esses produtos não sejam de qualidade, entretanto é preciso observar se o produto está em boas condições. É obrigação do fornecedor informar se ele está vendendo um produto com embalagem violada ou qualquer tipo de avaria. Se este não for o caso, mesmo realizando ponta de estoque é seu dever fornecer produtos de qualidade.

 

  1. Verifique os prazos de entregas

A demora na entrega é sem dúvidas uma das maiores reclamações dos clientes de revendedoras de materiais de construção. Por isso fique atento ao prazo de entrega e confirme-o com os vendedores para evitar frustrações.

 

  1. Dicas para a compra de materiais específicos

  • Material hidráulico e elétrico

            Você pode economizar em outros aspectos, mas gaste o necessário para ter um material hidráulico e elétrico de confiança. Isso poupará reformas em médio prazo. Outro fator importante é a compra de uma tubulação ideal de acordo com sua necessidade.Assim você evita que entupimentos e rompimentos aconteçam.

  • Cimento e areia

            Evite comprar materiais como cimento e areia com muita antecedência.

Se eles ficarem guardados por muito tempo podem acabar empedrando. Também podem ser afetados pela chuva e você perderá boa parte do material.

  • Lajes

            Garanta que elas sejam bem resistentes, afinal, você não tem como prever as ameaças ambientais futuras.  Já imaginou ter que trocar as lajes após uma chuva de granizo?

 

Comprar um material para construção não é apenas ir até a loja e escolher o que você considera a melhor opção. É preciso avaliar suas necessidades, a qualidade dos produtos, o seu orçamento e a confiabilidade das marcas e da loja!


Pronto para começar sua obra e comprar seus materiais sem erros? Sabemos que bons profissionais estão sempre procurando as melhores opções para gerir a sua obra com eficiência e com o Obrafit você tem o controle nas suas mãos! Depois de ler nosso artigo e fazer sua pesquisa, o Sistema de Gestão permite gerar listas, assim como a interação nas aprovações de compras. Facilite sua obra!

Para assinar o sistema, basta acessar obrafit.com.br e escolher o plano mais adequado às suas necessidades, instalando o aplicativo móvel complementar via Google Play ou Apple Store. E mais! O sistema com todas as funcionalidades está disponível por 30 dias grátis! Crie agora a sua conta!