Normalmente uma obra é divida em várias etapas. Saiba quais são essas etapas e como se organizar para acompanhar o seu próprio projeto.


Normalmente, um projeto de obra é sempre postergado ou temido pelo dono da propriedade em questão. Uma construção reforma ou qualquer alteração é sempre um desgaste, são sempre várias etapas, custos altos, muitas pessoas envolvidas, que tudo acaba saindo um pouco do controle. Além de envolver o profissional que assinou o projeto e o gestor, que pode ou não ser a mesma pessoa do planejamento, vários trabalhadores, muitas etapas práticas do processo de obra.

Desde materiais, orçamentos, planilhas, segurança do trabalho, licenciamento, enfim. As etapas da obra normalmente são separadas pelo tempo estimado que o projeto durará e pelas necessidades deste.

Primeira Etapa:

Serviços preliminares. Projeto de obra, orçamento, compra de materiais sondagem;

Segunda Etapa:

Estrutura. Construções de tapume, instalação provisória de energia de água e energia para os trabalhadores, no caso de construções do zero, escadas, lajes;

Terceira etapa:

Execução da obra que envolve desde forro, revestimento, esquadrias, piso, até aparelhos, vidro, pintura.


Como o Obrafit pode me ajudar a ter uma gestão compartilhada?

Sabemos que um dos entraves para administrar uma obra de forma colaborativa é a falha na comunicação para a tomada de decisões e a dificuldade de visualização das ações.

A tecnologia veio para ajudar! Hoje, existem sistemas que favorecem esse novo modelo de gestão compartilhada. Um exemplo é o Obrafit.

Em cada etapa o usuário pode contar com o respaldo do Sistema, podendo criar todos os itens e subitens que serão utilizados – possibilitando o controle dos gastos em cada um deles.

Vale ressaltar que o Sistema permite que as etapas sejam reordenadas conforme a necessidade de cada construção.

Como acertar?

Para trocar informações e acompanhar o passo a passo da execução do projeto ou reforma, peça para o seu arquiteto utilizar o Sistema de Gestão Obrafit. O sistema é online, baseado em nuvem e totalmente responsivo, possibilitando o acesso em qualquer lugar, de computadores ou dispositivos móveis. De forma fácil e intuitiva, a plataforma exibe as etapas da obra, materiais, cronograma de execução e pagamentos. Entenda melhor como funciona no nosso site!