Conheça os tipos de resíduos reutilizáveis na construção civil
É de conhecimento geral que a indústria da construção civil possui uma alta geração de resíduos. Porém, pouco se fala sobre a capacidade de reaproveitamento desse material.
São diversos benefícios econômicos e ambientais significativos, quando o reaproveitamento é realizado. Tendo em vista que em muitos canteiros de obras os resíduos são descartados em lugares inadequados, acarretando em danos ambientais.
Veja abaixo quais as melhores práticas.
O que é o reaproveitamento de resíduos?
O reaproveitamento de resíduos na construção civil envolve a coleta, separação e processamento de materiais que seriam descartados em locais inadequados e transformá-los em novos materiais para a construção civil. Os próprios resíduos voltam ao mercado como produtos para novas obras, sendo benéfico para o meio ambiente e para a indústria.
Esse processo não apenas ajuda a reduzir a quantidade de resíduos enviados para aterros, como também diminui a demanda por recursos naturais virgens.
Tipos de resíduos
Os resíduos reutilizáveis na construção civil são diversos e incluem:
- Concreto: Pode ser triturado e reutilizado como base para estradas ou como agregado para novos concretos.
- Tijolos: Limpados e reutilizados em novas construções ou triturados para uso em paisagismo.
- Madeira: Reaproveitada em móveis, decorações ou como biomassa para geração de energia.
- Metais: Ferro, aço e alumínio podem ser fundidos e reutilizados em diversos tipos de produtos.
- Vidro: Pode ser triturado e utilizado em novos vidros ou outros produtos industriais.
Qualquer material usado no canteiro de obras pode ser reaproveitado para gerais novos e, não necessariamente, para a mesma função.
+Vantagens e desvantagens do drywall
Quais as vantagens?
Quando o assunto é o reaproveitamento, acaba envolvendo várias vantagens, não só para as empresas de construção, mas também para seus clientes.
Sendo assim, as vantagens do reaproveitamento de resíduos incluem:
- Redução de custos: Diminuição nas despesas com aquisição de materiais e com taxas de disposição em aterros.
- Impacto ambiental menor: Menos exploração de recursos naturais e redução da pegada de carbono das obras.
- Compliance regulatório: Atendimento às legislações ambientais que incentivam a reciclagem de resíduos.
As empresas de construção, gestores de obras, engenheiros, arquitetos e clientes podem avaliar e aderir às vantagens, agregando ainda mais confiança no serviço.
Como é feito o processo de reaproveitamento de resíduos
Para um reaproveitamento de resíduos correto, é preciso conhecer os processos e as soluções para reutilização correta. Veja abaixo.
Trituração
A trituração é uma etapa fundamental no processo de reciclagem de resíduos sólidos. Materiais como concreto e tijolo são transformados em agregados secundários.
A trituração é feita por uma máquina, antes de triturar os materiais são separados os materiais, como: aço, ferro, terra, pedras, cimento e entre outros.
Usinas móveis e fixas
As usinas de reciclagem podem ser móveis ou fixas. As móveis oferecem flexibilidade, podendo se deslocar até o local da obra, o que reduz os custos com transporte. Já as fixas são estabelecimentos permanentes que geralmente lidam com um volume maior de resíduos.
Dessa forma, o seu formato depende da quantidade de resíduos no canteiro de obras.
+Tijolo ecológico para uma construção mais sustentável
Saiba como o Obrafit pode facilitar esse processo
Integrar o reaproveitamento nas operações diárias de uma obra pode ser desafiador, mas com o Obrafit, o gerenciamento torna-se simples e eficaz.
Nosso sistema oferece funcionalidades que permitem planejar e executar as atividades de reciclagem de resíduos de forma eficiente. Além disso, também colabora para manter o projeto em conformidade com as normas ambientais e reduzindo os impactos negativos no meio ambiente.