Existem diversos tipos de pisos. Cada piso é indicado e desenvolvido para determinado ambiente, dependendo da sensação que o morador pretende ter em seu lar após sua instalação.

 

Os modelos de pisos são capazes de causar diferentes sensações em um cômodo, influenciando diretamente no resultado final do espaço.

 

Por conta destas percepções, é preciso escolher com cautela o tipo de revestimento que pretende instalar, para que não haja arrependimentos futuros e evite gastos com reformas desnecessárias.

 

A fim de facilitar sua decisão na escolha do piso certo, preparamos um conteúdo com as principais características de cada um deles.

 

 

Importância da escolha do piso ideal para cada ambiente

 

Muitas vezes, quando não há um planejamento arquitetônico de qualidade, alguns revestimentos são instalados em locais que não irão valorizá-los, ou poderão se deteriorar com muita facilidade em um curto período de tempo.

 

A escolha pelo piso certo para cada ambiente representa maior funcionalidade para visitantes e moradores, garantindo melhor durabilidade, limpeza e manutenção.

 

Muitas vezes, o clima da região influencia na escolha do revestimento ideal, por isso, é comum que em lugares quentes, juntamente com outros fatores, os pisos sejam frios e vice-versa.

 

 

O que são pisos frios e quentes?

 

Pisos frios são feitos de vidro ou cerâmica. Eles podem reduzir a temperatura de um espaço por serem bons condutores de calor.

São geralmente encontrados em banheiros, cozinhas e áreas de serviço, facilitando no cuidado e limpeza, já que apresentam resistência à água, riscos e circulação de pessoas.

Quando instalados em cômodos como dormitórios ou salas, o uso de tapetes para manter o ambiente aconchegante faz todo sentido, no entanto, ainda é mais frequente a instalação de pisos quentes nestes ambientes.

Os pisos quentes podem ser de madeira, taco, vinílico ou laminado. Estes revestimentos retêm a temperatura, ou seja, não são bons condutores de calor, sendo muito agradáveis na estação de inverno.

 

Mas é preciso ter alguns cuidados na limpeza, portanto, evite molhar abundantemente e usar produtos abrasivos, que podem mofar ou manchar as peças.

 

 

9 tipos de pisos mais utilizados

 

Apesar de a condução térmica ser um fator relevante para a escolha do piso, muitas vezes, as pessoas optam pela beleza ou aparência do ambiente. Para isso, há muita variedade no mercado.

 

Listamos abaixo os tipos de pisos mais utilizados e suas principais características.

 

1.     Cerâmicos

Estes revestimentos possuem ótimo custo-benefício. De fácil instalação, os cerâmicos são encontrados em tons neutros ou coloridos. Ao longo do tempo, é importante observar se há umidade no contrapiso, pois pode causar manchas no revestimento.

 

2.    Cimentícios

Esta opção de piso faz parte do estilo industrial, grande tendência nos tempos atuais. Com instalação simples, indica-se acabamento de resina com base acrílica para evitar manchas com o passar do tempo.

 

3.    Porcelanatos

O porcelanato faz parte da família dos revestimentos cerâmicos, porém possui maior resistência e baixa porosidade. A instalação do porcelanato é mais complicada e vai depender de onde será aplicado, se estará em área exposta ou coberta, para definir qual argamassa utilizar.

A procura pela aplicação de piso sobre piso é mais procurada, mas deve-se atentar ao nivelamento do revestimento antigo.

Muito cuidado na hora de manusear o porcelanato, pois é facilmente sujeito a rachaduras e lascas.

Os tipos de porcelanato mais utilizados são acetinado, esmaltado e polido, sendo este último o mais suscetível ao aparecimento de manchas e arranhões, causados por produtos de limpeza, arrasto de móveis e até mesmo, a utilização de vassouras com cerdas mais duras.

Apesar de tantas precauções, este revestimento é cada vez mais utilizado e resulta em ambientes modernos e acolhedores.

 

4.    Mármore

Apesar de ser uma pedra nobre e sofisticada, este revestimento necessita de cuidados de conservação, pois é bastante poroso e pode manchar com facilidade.

           

5.     Granito

O granito é uma formação de rocha natural, formado por 3 minerais: quartzo, mica e feldspato. Muito utilizado em amplos ambientes, como centros comerciais e empreendimentos no geral, suportam altas temperaturas e têm fácil instalação.

É uma ótima substituição à utilização do mármore, por ser sofisticado, menos poroso e possuir maior resistência à água e produtos de limpeza.

 

6.     Ardósia

A pedra ardósia é formada pela transformação da argila sob grande temperatura e pressão. Comparada com outras pedras, esta é considerada a mais durável e bonita para se utilizar em diversos tipos de construções. Atenção na manutenção deste piso, pois assim como o mármore, ele pode ser danificado com a utilização de produtos de limpeza que não sejam neutros.

 

7.    Laminados

Este tipo de piso é muito popular. Dispensa acabamento em sua instalação, mas não é indicado para áreas externas por conta do clima de sol ou chuva, capaz de danificá-lo.

Para a limpeza, o recomendado é apenas um pano levemente úmido e detergente neutro, dessa forma, seu piso estará sempre conservado e sem manchas.

 

8.    Vinílico

O vinílico é o revestimento mais prático e versátil. Com alta durabilidade, este piso é antialérgico, além de ser mais resistente a arranhões e à umidade, em comparação aos laminados.

Com instalação simples e rápida, não faz sujeira e é possível circular pelo ambiente logo após sua colocação. Excelente custo-benefício.

 

9.    Madeira

A madeira compõe lindos cenários de decoração, além de ser muito aconchegante. No entanto, é preciso se atentar aos tipos de madeiras, para evitar problemas com cupins e outros agentes externos.

A madeira não tolera umidade, portanto, se este revestimento estiver em contato frequente com a água, poderá embolorar ou apodrecer. Para áreas expostas à luz do sol, o ideal é fazer um tratamento especial nas peças antes de utilizá-las, caso contrário, poderão apresentar rachaduras e danificar rapidamente.

 

 

Como escolher o piso ideal?

 

Na hora de construir ou reformar é imprescindível a contratação de profissionais que irão auxiliar nas melhores escolhas para seu lar ou sua empresa.

 

Por meio do sistema de gerenciamento online Obrafit, arquitetos, engenheiros e proprietários podem interagir remotamente, compartilhando fotos, tirando dúvidas e colaborando com relatórios e comentários pertinentes às obras.

 

Essa é uma boa forma de otimizar o resultado de projetos, facilitando a comunicação entre os usuários envolvidos.

 

Para saber mais sobre nosso sistema de gestão de obras, acesse o site Obrafit ou baixe nosso aplicativo, disponível para IOS e Android.