Muitas pessoas pensam que a função de um arquiteto se baseia apenas no desenho de plantas, porém as funções de um arquiteto não se resumem apenas a isso.

 

Os arquitetos são profissionais multitarefas, ou seja, possuem diversas atribuições em sua profissão, fazendo com que este trabalho se valorize ainda mais com o passar dos anos, diante do crescimento de oportunidade de emprego nesta área.

 

Durante todo este período de isolamento social o qual estamos passando, a procura por pequenas reformas ou projetos de decoração subiu significativamente. De acordo com informações da Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), lojistas chegaram a registrar 30% de aumento no volume de vendas na pandemia.

 

Este crescimento incentivou a busca pelo curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, que oferece um leque de oportunidades no mercado de trabalho. 

 

Conheça a seguir algumas das principais áreas de atuação de um arquiteto.

 

1- Estudo de viabilidade ambiental e técnica

 

Não é tão simples quanto se imagina fazer um planejamento de obras. Muitos fatores contribuem na hora de escolher o local para colocar em prática o projeto desejado. 

Dessa forma, é necessário a contratação de um arquiteto para conduzir um estudo de viabilidade técnica e ambiental a fim de identificar alguns pontos.

Neste estudo, o profissional precisa observar alguns critérios para a possível construção, avaliar o estado do solo ou terreno, a direção predominante do vento, entre outras informações que vão permitir determinar os impactos ambientais e sociais, para então ser capaz de iniciar o projeto arquitetônico.

 

2- Planejamento de projetos arquitetônicos

 

Os projetos desenvolvidos pelos arquitetos possuem detalhes minuciosos, que passariam despercebidos por pessoas leigas no assunto.

Fatores como iluminação, luz solar, disposição de móveis e objetos, tudo isso faz parte do planejamento inicial, com o intuito de garantir o conforto e a beleza dos ambientes, trabalhando sua estética e aproveitando melhor os espaços.

Esta é a área de atuação mais conhecida de um profissional de arquitetura e uma das mais importantes, pois envolve pensar futuramente e em como as pessoas se sentiriam ao visualizar o resultado final.

 

3- Plano orçamentário

 

Quando falamos que um arquiteto é um profissional multitarefas, quer dizer que ele precisa entender de todas as áreas um pouco, seja de humanas ou exatas.

Durante o curso de Arquitetura e Urbanismo, há também aulas relacionadas a finanças, já que o conceito de contabilidade é essencial para que o futuro arquiteto consiga lidar com a elaboração de orçamentos para os mais diferentes tipos de projetos.

Por isso, o arquiteto deve contar com um bom raciocínio lógico, habilidade com os números, além de estar preparado para atender a demanda de projetos tanto pequenos, quanto grandes.

 

4- Controle de qualidade e fiscalização

 

Estas são funções do arquiteto que merecem destaque, pois de nada adianta dar início ao projeto se não houver o controle de qualidade daquilo que está sendo construído e sua fiscalização, para que tudo saia conforme o planejado.

Todas as etapas devem ser controladas por estes profissionais, geralmente em parceria com os engenheiros, para assegurar a qualidade do trabalho e segurança das obras.

Esta fiscalização existe a fim de estabelecer parâmetros e garantir que sejam seguidos, evitando problemas e possíveis acidentes.

Importante salientar que a profissão de arquiteto difere-se da profissão de engenheiro, o que muitos confundem.

Enquanto o arquiteto se preocupa mais com a estética e funcionalidade do projeto, o engenheiro atua mais na parte estrutural, hidráulica e elétrica.

 

5- Tendências e inovação

 

Outras atribuições que são essenciais para os arquitetos é prestar atenção às novidades de sua área e as tendências do mercado para colocar em prática nos seus projetos. 

Ser curioso e criativo é um grande diferencial para este profissional, dessa forma, ele consegue conquistar seu público e se tornar bastante renomado em seu ramo, atraindo e fidelizando potenciais clientes.

Atualmente, há uma maior preocupação com o meio ambiente, saber ser sustentável com criatividade, mantendo a estética do projeto agradável, pode ser uma grande forma de se destacar no mercado.

 

6- Consultoria e serviço técnico

 

O trabalho do arquiteto não se restringe somente à presença direta nas obras. Ele pode atuar também de forma indireta, no serviço técnico.

Arquitetos consultores participam de projetos dando conselhos e auxiliando em algumas questões necessárias, também dentro de escritórios.

 

7- Gestão de obras

 

Quem imagina que o arquiteto não pode dirigir obras, está bastante enganado. Além de atuar em conjunto com o engenheiro na fiscalização das edificações, o arquiteto também é capaz de gerenciar seus projetos.

Isso ocorre principalmente em pequenas construções ou reformas, quando as exigências das obras são mais ligadas à parte de arquitetura do que de engenharia.

Obras menores, em ambientes internos e até projetos de paisagismo são bastante requisitados aos profissionais de arquitetura, sendo responsáveis por toda a gestão destas obras.

Portanto, os arquitetos não são apenas capazes de dirigir obras, como o fazem com muita atenção e eficiência.

Para auxiliar na sua gestão de obras, sugerimos a contratação de um sistema de gerenciamento online, como o Obrafit.

Através do sistema, disponível para desktop e mobile, você pode acompanhar remotamente todas as atualizações de seu projeto e compartilhar informações com proprietários e demais usuários envolvidos.

Elabore relatórios diários de obras, insira planilhas de orçamento, fotos, arquivos importantes e faça comentários relacionados, tudo em um só lugar e de onde estiver.

Acesse o site Obrafit ou baixe o aplicativo e escolha o plano que melhor se adequa ao seu negócio!