De acordo com dados da Agência Internacional de Energia (AIE), o preço da energia elétrica no Brasil figura entre um dos mais caros do mundo.

Como se não bastasse ser um dos primeiros neste ranking, este ano o país vem sofrendo com mais um aumento na conta de luz, em virtude da maior crise hídrica dos últimos 90 anos.

A falta de chuva do último verão, afetou o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas, obrigando o Brasil a acionar uma fonte mais cara para produção de energia, as usinas termelétricas.

Isso influenciou diretamente no bolso do consumidor, já que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) precisou adotar a bandeira tarifária vermelha – patamar 2, a de maior cobrança, para cobrir os custos do acionamento das termelétricas.

 

Preço da energia levanta preocupação para o setor de construção

 

Este ano tem sido desafiador para o setor de construção civil, passando por diversas situações imprevisíveis, desacelerando o ritmo das obras e, incrivelmente, mantendo resultados positivos.

Uma das situações que o setor tem enfrentado é a alta dos insumos. Com as matérias-primas escassas, as entregas de obras podem atrasar e desestimular o mercado.

O aumento no preço da energia elétrica é um dos grandes motivos dessa escassez de materiais, já que a produção destes insumos demanda muito consumo de energia, e com a bandeira tarifária atual, as indústrias estão tendo muitos gastos na produção, podendo haver até o desabastecimento do setor, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

 

Quais os principais insumos afetados pela alta no preço da energia elétrica?

 

1- Alumínio

2- Cimento

3- Aço

 

A falta destas e de outras matérias-primas, provocada pela alta no custo da eletricidade, é capaz de paralisar uma obra em andamento, reduzindo a capacidade de novos investimentos no setor de construção civil.

 

Há uma previsão para a normalização do preço da eletricidade?

 

O aumento do nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas depende da chuva.

Como a previsão do tempo é de estiagem até setembro, não deve haver o desligamento das termelétricas tão cedo.

De acordo com especialistas, este atual clima seco é consequência do desmatamento da Amazônia, do aquecimento global e do fenômeno natural La Niña.

Sendo assim, as indústrias de construção devem buscar novas alternativas para garantir a retomada de crescimento do setor.

 

Quais soluções podem ser implementadas para alavancar a retomada de crescimento?

 

Com a alta dos insumos, uma das alternativas para que o setor da construção continue a todo vapor, é a ampliação da importação de matérias-primas com redução das taxas de impostos. Dessa forma, é possível dar continuidade a projetos já iniciados e planejar novas obras sem grandes preocupações.

Outra solução encontrada para que reduza o impacto nas construtoras e haja a retomada de crescimento do setor é partir para o gerenciamento de obras com base em outros métodos construtivos, substituindo materiais que foram afetados pelo aumento do preço de energia, por insumos que não demandam alto custo de produção devido a necessidade de grande consumo de eletricidade, reduzindo o impacto nas construtoras.

Nestes casos, o método off-site é um grande aliado nos projetos, de maneira que seu processo de construção modular e padronizado otimiza tempo no canteiro de obras, reduz imprevistos ou falhas e diminui custos indiretos.

O método construtivo em wood frame, por exemplo, tem como principal matéria-prima a madeira, utilizada na produção de treliças de coberturas, painéis de paredes e contrapisos. Com isso, o impacto da alta dos insumos acaba por ser menos expressivo em projetos desse tipo, já que a madeira não apresenta grandes variações de preço e substitui outros materiais dispensáveis com elevados custos de produção.

A bioarquitetura também se destaca como método construtivo para a economia de energia e de matéria-prima, já que se baseia na forma de edificação integrada com o ecossistema, aproveitando a natureza e a luz natural aliadas a energia solar, para a construção de ambientes iluminados e pensados estrategicamente para harmonizar beleza, conforto e funcionalidade.

 

Como o sistema Obrafit pode auxiliar seus projetos mesmo com a alta do preço da energia?

 

Uma das principais vantagens em poder gerenciar uma obra remotamente é a de se manter sempre atualizado sobre o que está ocorrendo no canteiro de obras.

Através do sistema Obrafit, é possível se antecipar aos riscos e planejar soluções para que o orçamento não ultrapasse os limites estipulados.

Por meio do aplicativo Obrafit, você também pode acessar suas obras de onde estiver via smartphone, seja por sistema Android ou IOS.

Em ambas as versões – desktop ou mobile – há a opção de elaborar relatórios, compartilhar imagens e documentos importantes e fazer comentários pertinentes relacionados aos projetos.

Conte com o sistema Obrafit para auxiliar no gerenciamento de suas obras!

Conheça os planos disponíveis e escolha o que melhor se adequa ao seu negócio!