Todo profissional prestador de serviços precisa saber se comunicar e saber agradar os clientes, faz parte da qualidade do serviço prestado. O mesmo ocorre aos arquitetos e outros prestadores do setor de construção civil, que necessitam aprimorar a sua comunicação visando informar melhor os seus clientes.

 

Todo relacionamento entre o profissional e o cliente é delicado. Partimos do princípio de que há o envolvimento do interesse de duas pessoas, o que já retifica um acordo entre ambos. Outra razão que leva essa conexão a ser delicada, é o fato de que por mais harmônico e amigável que seja o relacionamento, ainda é uma relação profissional. Portanto exige por muitas vezes formalidades e responsabilidades.

Para profissionais da área de construção civil alguns detalhes devem ser levados em conta no relacionamento com o cliente. Por exemplo, sabemos que as intempéries – fenômenos naturais como a chuva, sol, tempestades e afins – podem atrapalhar o fluxo e cronograma de uma obra sem qualquer previsão e consequentemente deixar o cliente insatisfeito com prazos e metas. Este caso citado é muito comum e pode ser evitado com um bom planejamento e uma boa comunicação.

Existem diversas formas de aprimorar a comunicação, porém a maioria delas estão embasadas em três principais ações: A rotina de Comunicação; O meio de Comunicação; e a Frequência na qual ela ocorre.

 

Veja algumas dicas para melhorar a sua comunicação com o cliente!

 

 

#1 – A rotina  de comunicação

Deve ser uma das principais questões em relevância. Desde a primeira reunião deve ser estabelecida uma rotina de atendimento juntamente ao cronograma. Nesta rotina tem que ser especificado a periodicidade de cada contato e quando você irá abordá-lo.

 

#2 – O meio de comunicação

Deve ser estabelecido também posteriormente à rotina. É de extrema importância saber quando e como serão feitas as trocas de informações, arquivos, fotos, recibos e feedbacks, para que não haja confusão e ruídos na comunicação com o cliente.

Existem diversos meios de comunicação para se efetivar a troca de informações. Ferramentas diretas como ligações, aplicativos de texto como: Whatsapp, Skype, DUO, Hangout, Messenger; ou até mesmo pelo bom e simples e-mail. O importante é que ambas as partes combinem a melhor ferramenta e a que mais utilizam para realizar o contato.

 

#3 – A frequência

Por fim, mesmo com as “regras” definidas deve-se sempre levantar as necessidade e a frequencia necessária deste contato, pois é muito comum a rotina de comunicação ser ineficaz – pecando pela falta – ou as vezes inconveniente – devido ao excesso. É importante que haja uma rotina saudável de comunicação e atualização, para que o cliente se sinta por dentro do projeto e da obra.

 

Estes três itens são de grande valia para um relacionamento profissional e efetivo. Existem diversas plataformas de comunicação integrada disponíveis no mercado também. É o caso de softwares de gestão que possibilitam trabalhar cronogramas, atualizações e rotina de projetos.

Em pauta sugerimos O Obrafit que é um sistema que visa sanar essas falhas na comunicação entre o profissional e o cliente de forma simples e intuitiva, pois permite que o cliente acompanhe o passo a passo do que acontece com o projeto. Você pode carregar e compartilhar fotos e planilhas, fazer comparações de planejado x realizado e controlar orçamentos.