Casacor
Foto: Felipe Araújo/CASACOR

A CASACOR faz parte do Grupo Abril e é hoje reconhecida como a mais completa e maior mostra de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas. 

Todos os anos, renomados arquitetos, paisagistas e designers de interiores reúnem seus trabalhos e ideias em diversos lugares do mundo, dando origem ao evento CASACOR que ocorre em 23 locais das Américas, quase que simultaneamente.

A cada nova edição, a mostra surpreende pelos incríveis projetos de arquitetura e tendências de decoração do mercado.

 

Como surgiu a CASACOR?

 

Em 1987, mais precisamente no dia 8 de junho, aconteceu a primeira edição da CASACOR. Organizada na Rua Dinamarca, nº 81, no bairro do Jardim Europa em São Paulo, as portas foram abertas pela primeira vez para receber o público interessado em tendências de arquitetura e decoração.

Com o objetivo de ser um evento social e cultural, idealizado por Angélica Rueda e Yolanda Figueiredo, a 1ª edição conseguiu atrair mais de 6 mil visitantes e contou com 25 profissionais conceituados nas áreas de decoração, paisagismo e arquitetura, tornando-se referência na revelação de grandes nomes do mercado.

Dando início ao compromisso social e beneficente do evento, parte da renda alcançada na edição de 1987 foi direcionada para a Associação Obra do Berço, apoiando a causa de pessoas em situação de risco social e pessoal, de vulnerabilidade e de exploração.

 

5 principais tendências da CASACOR 2021

 

O tema “A Casa Original” deste ano, foi capaz de inspirar de forma muito criativa, o que representa o novo lar pós-pandemia.

O mundo mudou e, com isso, adaptações estão sendo necessárias para manter a saúde e integridade das pessoas em suas residências. 

Dessa forma, listamos as 5 principais tendências encontradas no novo morar.

 

1- Espaços home office

Um cantinho não muito explorado antes da pandemia, mas que hoje se tornou indispensável aos novos lares e que não se baseia apenas em uma escrivaninha.

O home office se tornou um cômodo como os demais, com maior estrutura, iluminação e decoração, para que possa servir como espaço de trabalho, estudo ou reuniões. Enfim, um lugar capaz de trazer tranquilidade e concentração.

 

2- Ventilação natural cruzada

Para manter o ar refrescante, sem a utilização necessária do ar-condicionado e do ambiente fechado, a ventilação cruzada usa o vento natural como recurso renovável e saudável.

A técnica consiste em construir aberturas em paredes opostas, garantindo a troca de ar constante, diminuindo a temperatura interna.

 

3- Sistemas de automação

Com a presença constante dos moradores dentro das residências, sistemas inteligentes e de automação estão sendo cada vez mais requisitados nos imóveis a fim de facilitar a rotina e manter a praticidade nos dias de hoje.

 

4- Áreas gourmet

Passando mais tempo cozinhando dentro de casa do que em bares ou restaurantes, moradores viram a necessidade de ter um ambiente mais espaçoso a fim de integrar familiares e amigos, servindo para momentos descontraídos, de festividades ou de grandes refeições.

 

5- Valorização de sacadas e varandas

Os novos tempos exigem que estas áreas sejam mais valorizadas, servindo para descanso ou pequenos momentos de lazer.

A intenção é aproveitar o ar livre e a interação com a natureza, seja cuidando de plantas, praticando um exercício ou lendo um livro a céu aberto.

 

Importância da CASACOR para o setor de engenharia e arquitetura

 

O maior fator de importância desta mostra é que, durante a realização do evento, é possível acompanhar as novas ideias de construção e decoração, que irão nortear os profissionais do mercado na criação de seus futuros projetos arquitetônicos.

A sustentabilidade presente nestes projetos, criados pelos principais nomes da arquitetura brasileira e jovens talentos, surpreende e mostra como é possível contribuir ecologicamente com o meio ambiente.

Esta já é uma preocupação da CASACOR há alguns anos, desde a implementação do programa de gestão de resíduos em 2016, que busca conscientizar as equipes para o reaproveitamento de resíduos.

Além deste programa, outras medidas ecologicamente corretas são adotadas, como obras secas, reutilização de recursos hídricos, economia de energia, coleta seletiva e programa de reciclagem.

Mesmo após o fim da mostra, os materiais de construção utilizados e que seriam descartados, são doados a ONGs, garantindo o reaproveitamento.

Estes cuidados com o meio ambiente e economia sustentável servem de referência para os profissionais que passarem pela mostra, despertando maior interesse em construções cada vez mais inteligentes.

 

Obrafit: o melhor sistema para a gestão de seus projetos

 

Agora que você já conhece quais são as próximas tendências em engenharia e arquitetura, proporcionadas pela experiência CASACOR 2021, chegou a hora de colocar em prática seus projetos.

Com o sistema de gerenciamento de obras online – Obrafit – é possível compartilhar ideias, elaborar relatórios, inserir imagens, arquivos e fazer comentários com relação às obras em execução.

Dessa forma, proprietário, arquiteto, engenheiro e demais usuários envolvidos do projeto poderão opinar sobre questões de decoração, sustentabilidade e construção de maneira remota, de onde estiver, da palma de sua mão.

Acesse o site Obrafit ou baixe o aplicativo e conheça o sistema!