Quando se fala em bioarquitetura, é possível relacionar um projeto de construção baseado em instalações ecológicas e ambientes sustentáveis.

Mas esse é apenas o conceito da bioarquitetura.

Na verdade, esta é uma tendência que tem sido cada vez mais procurada dentro do ramo de arquitetura e o fato se deve, principalmente, pela atual realidade do mundo, a de estar em constante busca pela preservação do meio ambiente.

 

A bioarquitetura como uma das vertentes da arquitetura

A história da arquitetura e suas melhorias através dos anos nos mostra como os projetos de construção foram sendo adaptados de acordo com a necessidade de cada época.

No início dos tempos, lá na pré-história, a arquitetura tinha o objetivo apenas de abrigar os povos. Não havia preocupação estética ou ambiental, a intenção era se proteger de animais perigosos e fenômenos naturais, como chuvas ou tempestades.

Desde os tijolos produzidos por lama seca, pedras lascadas e pedaços de madeira, passando pelas diferentes obras de arte construídas pelo mundo – que levantam dúvidas até de como foram erguidas no passado – e até chegar as formas de construção pré-moldadas dos dias atuais, muito tempo se passou e o que encontramos hoje, é a essência da evolução arquitetônica.

Isso deu origem a diferentes ramos da arquitetura, cada qual com sua importância e finalidade, sendo que uma das principais vertentes encontradas é a bioarquitetura.

 

Entenda como sua obra pode se aliar aos conceitos da bioarquitetura

Construir uma casa, um empreendimento ou fazer uma reforma não é uma tarefa fácil.

Os profissionais envolvidos em um planejamento de obras devem ser extremamente capacitados e assertivos em suas funções.

O arquiteto, por exemplo, destaca-se por estar presente em todas as etapas de um projeto de construção. Sua função não se baseia apenas em desenhar plantas, é ele o responsável por se preocupar com pequenos detalhes, como iluminação de ambientes, conforto térmico, desenvolvimento acústico do local, escolha de insumos de qualidade, instalações hidráulicas e de fiações elétricas.

A preocupação do arquiteto em uma obra é ininterrupta. Além destas funções, o profissional moderno deve sempre prezar pela sustentabilidade da edificação, pensando nisso, nada melhor do que introduzir os conceitos de bioarquitetura em seu projeto e se destacar da concorrência.

Ao implementar medidas ecológicas, sua construção passa a ter maior valor agregado, aliando beleza e conforto em harmonia com o meio ambiente.

 

Quais vantagens e exemplos desse tipo de arquitetura?

Umas das principais vantagens encontradas nesse segmento da arquitetura é a diminuição do impacto ambiental e o maior aproveitamento de materiais naturais.

Através da adoção de medidas que beneficiam o ecossistema, há uma redução na emissão de gases poluentes, nos desperdícios de insumos, maior economia de energia e preocupação com a preservação do solo.

Alguns exemplos de medidas a serem adotadas na bioarquitetura:

1-  Telhado de cobertura vegetal: auxilia no conforto térmico e acústico e mantém a biodiversidade do local.

2-  Ambientes com janelas amplas: ajuda na ventilação natural e deixa os cômodos iluminados por mais tempo durante o dia, evitando o consumo de energia ao acender a luz artificial.

3-  Painéis solares: por meio de algumas placas que retêm os raios do sol, é possível gerar energia elétrica limpa e economizar.

4-  Sistema de captação de água (cisterna): quando chove, uma grande quantidade de água pode ser armazenada para utilização em uso doméstico, reduzindo consumo de recursos hídricos

5-  Papel de parede reciclado: ao invés de pintar sua obra com tintas tóxicas que existem no mercado, o uso do papel de parede reciclado pode ser uma ótima alternativa para o ecossistema.

6-  Sistema de coleta seletiva: implementar este sistema evita contaminação de materiais que podem ser separados para reciclagem ou reaproveitamento e auxilia no descarte de elementos orgânicos ou poluentes.

7-  Madeira certificada: este recurso natural é bastante considerado na bioarquitetura em virtude de sua utilização como forma de substituir o concreto ou o aço, que demandam alto impacto ambiental na extração de recursos naturais para suas produções. 

Utilize o sistema Obrafit no seu próximo projeto

Um projeto de construção baseado na bioarquitetura merece atenção redobrada em cada etapa. Para isso, é importante que a equipe esteja em sintonia e consiga se comunicar de forma integrada.

O sistema de gestão de obras online Obrafit pode auxiliar na hora de divulgar relatórios diários, inserir planilhas de orçamentos e compartilhar fotos de cada fase do processo. Dessa forma, todos os envolvidos interagem em um único sistema, facilitando a comunicação e otimizando soluções para problemas que possam surgir pelo caminho.

Acesse o site Obrafit, escolha o seu plano e comece agora sua experiência gratuita com o sistema para gerenciar obras!

O mundo evoluiu. Invista também na evolução do seu negócio e acompanhe todos os passos de sua obra na palma de sua mão!

Obrafit: sistema de gestão de obras online disponível para desktop ou via mobile pelo aplicativo.