As 10 cidades criativas do Brasil
O que são cidades criativas?
De acordo com Pessoa (2013), as Cidades Criativas são espaços urbanos no qual a articulação eficiente entre atividades sociais e artísticas, indústrias culturais e governo são capazes de produzir uma movimentação cultural que desenvolve, atrai e retém talentos, promove diversidade social, aumenta a oferta de empregos, gera maior conhecimento entre cidadãos, aumenta o potencial criativo de empresas e instituições, atrai turistas e, assim, contribui significativamente para a economia da cidade e a qualidade de vida das pessoas. Para Wittmann (2019), estes espaços incentivam as interações entre seus agentes sociais, culturais e econômicos, viabilizando que os mesmos gerem negócios. Portanto, são baseadas em projetos que obedecem às singularidades locais dos centros urbanos, para contribuir com soluções criativas aos problemas encontrados.
A Rede de Cidades Criativas da Unesco tem por objetivo favorecer a cooperação entre cidades que consideram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável, em seus aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais. As cidades que aderem à Rede comprometem-se a compartilhar boas práticas e a desenvolver parcerias para promover as indústrias da cultura e da criatividade no âmbito de seus planos de desenvolvimento urbano.
Quais são as cidades criativas do Brasil?
Atualmente, dez cidades brasileiras fazem parte da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, que, desde 2004, reconhece mundialmente esforços de cidades para colocar a economia criativa, por meio de projetos turísticos e culturais, no centro de planos de desenvolvimento urbano. São elas: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), no campo da gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), em design; João Pessoa (PB), em artesanato e artes populares; Salvador (BA), na música; e Santos (SP), no cinema.
Fontes: PESSOA, M. O que é uma Cidade Criativa. Marcus Pessoa. 2013. Disponível em: https://marcuspessoa.com.br/o-que-e-uma-cidade-criativa/. Acesso em: 26 de Fev. de 2021.
WITTMANN, T. Cidades criativas: ativos intangíveis como recurso central de criação de valor. Via Revista, Florianópolis, 6. ed., ano. 4, p. 5-10, abr. 2019.
SITE: www.gov.br/turismo
Posts recentes
- Grua na construção civil: o que é e quais os benefícios?
- Como fazer um plano de gerenciamento de resíduos na construção civil
- Para que serve a impermeabilização na construção civil
- Construção sustentável: vantagens de usar bambu na construção civil
- O que é gerenciamento de obras? Entenda como funciona