[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O número de arquitetos que gerenciam suas obras vem aumentando no Brasil de acordo com o CAU. É cada vez mais necessária a presença desses profissionais no canteiro de obras. Confira!


O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) desenvolve um Anuário de Arquitetura e Urbanismo que reúne as principais informações sobre todas as atividades realizadas na área nos últimos anos.

 

Números do Anuário

O mais recente anuário revela dados muito importantes, como por exemplo, o aumento de 47% nas atividades da área desde 2012. 122 arquitetos realizaram o gerenciamento de obra em 2012, enquanto em 2016, esse número passou para 1.622. Já quando falamos de gestões realizadas, no total foram 31.875.

 

Arquiteto no canteiro de obra

No Brasil, é muito comum que após a entrega do projeto a responsabilidade do gerenciamento da obra fique com engenheiros e prestadores de serviço. Mas, esse cenário está mudando nos últimos anos. Vêm se tornando cada vez mais necessária a presença de arquitetos no canteiro de obras, já que eles são os idealizadores do projeto.

Para seguir o plano e chegar ao resultado final com o mínimo de ajustes, é importante que o arquiteto esteja acompanhando a obra e não apenas as etapas conceituais, que se dedique à execução completa do projeto, do início ao fim.

 

Por que gerenciar a obra?

Uma vez que este profissional é o idealizador do projeto, ele pode auxiliar os prestadores de serviço a transformarem o plano em realidade de forma mais estruturada, isto aumenta a rentabilidade. Nos Estados Unidos e em muitos outros países da Europa é comum que obras sejam gerenciadas por arquitetos responsáveis pelo projeto.

Em tempos onde nossas rotinas estão cada vez mais corridas, utilizar as novas tecnologias pode ser fundamental para que o arquiteto participe da execução da obra, mesmo à distância. A tecnologia também eleva a qualidade do planejamento e a execução da obra, além de facilitar o compartilhamento de informações entre todos os envolvidos. Isso evita desgastes e ruídos de comunicação e também diminui o tempo da tomada de decisões.

 

Gerencie sua obra com o Sistema Obrafit!

Com o Sistema Obrafit você gerencia sua obra de forma simples e rápida. Otimize tempo e energia, reduza custos e importe planilhas e dados. Conheça o Obrafit!

 

Continue acompanhando nossos conteúdos![/vc_column_text][vc_column_text]


Pronto para começar sua obra e comprar seus materiais sem erros? Sabemos que bons profissionais estão sempre procurando as melhores opções para gerir a sua obra com eficiência e com o Obrafit você tem o controle nas suas mãos! Depois de ler nosso artigo e fazer sua pesquisa, o Sistema de Gestão permite gerar listas, assim como a interação nas aprovações de compras. Facilite sua obra![/vc_column_text][vc_column_text css=”.vc_custom_1517597523107{padding-top: 20px !important;padding-bottom: 30px !important;background-color: #63c934 !important;}”]

Experimente 30 dias grátis

[/vc_column_text][vc_column_text]Para assinar o sistema, basta acessar obrafit.com.br e escolher o plano mais adequado às suas necessidades, instalando o aplicativo móvel complementar via Google Play ou Apple Store. E mais! O sistema com todas as funcionalidades está disponível por 30 dias grátis! Crie agora a sua conta!

[/vc_column_text][vc_empty_space height=”10″][vc_column_text]Entre em contato com o Obrafit: [email protected]

 

[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/3″ offset=”vc_hidden-xs”][vc_widget_sidebar sidebar_id=”sidebar-right”][/vc_column][/vc_row]