Saiba mais sobre a nova onda mobile na gestão de obra. Entenda como a tecnologia pode facilitar o relacionamento com os clientes.


É de conhecimento geral que uma boa obra envolve várias etapas de execução. Desde a parte de planejamento até pós execução. Uma gestão de obra completa exige do gestor (arquiteto, engenheiro, empreiteiro…) várias viagens até o local de obra, muitas vezes por coisas simples, como verificação de materiais, situação da obra e afins.

Outras muitas idas ao local são feitas com o cliente, quem quer acompanhar de perto seu empreendimento.

Existem várias tentativas de fazer com que a gestão da obra seja otimizada. E de fazer com que os clientes acompanhem sempre mais de perto as etapas e também com que os gestores possam fazer seu trabalho de forma mais fácil e intuitiva.

De forma que melhore o preenchimento de muitas planilhas, seja elas de custo e materiais. Evitando de ter de dirigir quilômetros para garantir entregas de material.


Evolução

Nos últimos anos, a tecnologia tem evoluído bastante. E a área de construção civil não ficou de fora. Muitos softwares, aplicativos e sistemas têm sido desenvolvidos para facilitar tanto a parte de projetos da obra quanto a parte de execução.

E uma característica importante desse tópico são os tablets e smartphones. Esses plataformas têm causado uma verdadeira revolução na gestão de obras.

Devido à sua mobilidade e variedade de opções atreladas a um bom software, eles podem facilitar o monitoramento do que acontece na obra, facilitando assim o acompanhamento também por parte do cliente.

O gestor pode usar opções mobile para fotografar o campo de obra, para carregar fotos da entrega de materiais, por exemplo, e relatórios com porcentagens de programado X realizado, ao invés de várias planilhas.

O sistema de gerenciamento de obras Obrafit foi planejado justamente para suprir as necessidades presentes nesse campo. Com seu aplicativo mobile o sistema permite as ações supracitadas, como carregamento de fotos, relatórios e painéis de controle que fazem da gestão muito mais fácil e intuitiva permitindo o acompanhamento também por parte do cliente.