7 Mitos e Verdades em construção civil
Conheça os principais mitos e verdades relacionados ao setor de engenharia e construção civil.
Por ser um setor muito amplo, a construção civil apresenta diversas formas de estruturas, insumos e métodos de edificação.
Dessa forma, com o passar dos anos, algumas teorias foram criadas sem qualquer embasamento e vêm sendo questionadas durante a realização de obras e reformas.
Para tirar suas dúvidas de uma vez por todas, apresentamos os mitos e verdades mais comuns na construção civil.
Mitos e Verdades
1- Arquitetos não podem gerenciar obras.
MITO – Muitas pessoas acreditam que os arquitetos podem projetar somente edificações de até 4 pavimentos e apenas o engenheiro civil pode dirigir e acompanhar as obras.
Na verdade, a profissão de arquitetura envolve mais do que o desenho da edificação. Além de se preocupar com a estética, o conforto e a funcionalidade dos ambientes, os arquitetos são capazes de projetar quaisquer construções urbanas, inclusive maiores do que 4 pavimentos, podendo ser até mesmo grandes edifícios.
Com relação ao acompanhamento das obras, o profissional de arquitetura está apto a dirigir ou gerenciar obras, não é algo restrito aos engenheiros civis, uma vez que sua formação também envolve conteúdos para planejamento e controle de obras.
Portanto, o arquiteto pode sim acompanhar e gerenciar a evolução da obra junto do engenheiro que, por sua vez, atua principalmente nas questões estruturais, hidráulicas e elétricas.
2- Para ser um mestre de obras não precisa ter formação específica.
VERDADE – Para ser um mestre de obras não precisa de graduação, no entanto, já é possível encontrar alguns cursos técnicos específicos para esta área, não sendo obrigatórios para o exercício da função.
É bastante comum pensarem que este profissional faz o mesmo que um engenheiro, porém as funções de cada um são bem diferentes.
O mestre de obras é responsável, entre outras atribuições, pela organização da equipe e distribuição de tarefas.
Além disso, ele orienta sobre a melhor localização do canteiro de obras, garante o cumprimento das normas de segurança do trabalho e o uso de EPI (equipamento de proteção individual), faz a conferência dos materiais comprados e mantém o engenheiro, arquiteto e proprietário informados sobre o andamento do projeto, supervisionando a execução das etapas.
3- Paredes e muros mais espessos são mais resistentes.
MITO – O que determina a resistência de uma parede ou muro não é necessariamente a sua espessura. Se for utilizado um material de baixa qualidade na construção, não atingirá a firmeza desejada.
Além disso, outros fatores contribuem para determinar a força e robustez da parede.
4- Revestimentos não devem ser colocados em paredes com umidade.
VERDADE – Se a sua parede apresenta sinais de umidade, deve haver uma infiltração por trás. Neste caso, ao colocar papéis de parede, pisos ou outros revestimentos para tentar disfarçar o problema, estará cometendo um grande erro.
Quando há umidade, não adianta esconder, é preciso encontrar a causa e fazer a reparação da parede antes de instalar revestimentos. Com o passar do tempo, há o estufamento da superfície e o descolamento destes materiais, podendo inclusive vir a desabar e causar acidentes.
5- É comum surgirem trincas e rachaduras em algumas edificações.
MITO – Fique atento se sua casa ou apartamento apresenta uma trinca ou rachadura. Geralmente, estas fissuras surgem quando há infiltrações ou problemas estruturais na construção.
Um simples reparo com reboco e uma nova pintura pode mascarar, mas não resolverá o problema. Neste caso, é extremamente recomendável a contratação de um profissional capacitado para fazer uma análise minuciosa e verificar se a rachadura é superficial ou mais profunda e determinar o que deve ser feito para a restauração do local.
6- Nem todas as paredes podem ser derrubadas em uma reforma.
VERDADE – Um projeto de reforma deve levar em conta o fato de que algumas paredes servem como sustentação e, caso sejam derrubadas, estarão colocando em risco toda a estrutura da edificação.
A contratação de profissionais capacitados é essencial para analisar este tipo de obra e garantir a segurança. Não economize nesta situação.
7- Sistemas de gerenciamento de obras online não funcionam.
MITO – Se você está pensando em construir ou reformar pode contar com o auxílio de um sistema de gerenciamento de obras online, capaz de otimizar as etapas de sua obra por meio do acompanhamento em tempo real, via desktop ou mobile.
O sistema Obrafit permite a interação entre os usuários envolvidos no projeto por meio de funcionalidades como compartilhamento de fotos e arquivos, inserção de planilhas e documentos importantes, R.D.O. (relatórios diários de obras) e comentários relacionados.