5 vantagens do uso de laje treliçada em sua obra
Conhecer os diferentes tipos de laje e saber a diferença entre laje comum e laje treliçada é muito importante para criar um projeto de construção, pois cada projeto tem a sua necessidade estrutural, com diferentes indicações.
Laje treliçada: o que é?
A laje treliçada apresenta-se como uma base de concreto e uma estrutura de aço no formato de treliça, espaçada paralelamente com um tipo de enchimento. Este tipo de laje pré-moldada foi desenvolvido na Europa, com o intuito de estender esforços a outros recursos estruturais como pilares e vigas, a fim de não sobrecarregar nenhum elemento da edificação.
Diferença entre laje comum e treliçada
A laje comum ou convencional é bastante utilizada nas construções. Formada por vigas de concreto e barras de ferro em seu interior, a utilização da laje comum se diferencia da laje de treliça no que diz respeito ao tipo de edificação, já que a laje treliçada suporta cargas maiores e possui um menor custo x benefício, pois necessita de um número menor de vigas para estabilizar a estrutura da construção.
O uso da laje treliçada ou da laje comum e seu dimensionamento devem ser definidos ainda durante o projeto arquitetônico e estrutural.
Tipos de enchimentos para laje de treliça
As lajes treliçadas podem ser utilizadas em qualquer tipo de construção, sejam elas residenciais, comerciais ou industriais e caracterizam-se por facilitar as instalações elétricas e hidráulicas e executar o serviço com mais agilidade.
-
Enchimento cerâmico
A laje com enchimento cerâmico é executada com pequenas vigas, normalmente utilizadas em uma largura de 32 cm, e com blocos de cerâmica que preenchem o espaço entre elas. Esse sistema dispensa o uso de formas e apresenta menores deformações, o que reduz o risco de problemas, otimizando tempo, economia, qualidade e segurança para a construção.
-
Enchimento com EPS (isopor)
O enchimento de poliestireno expandido (EPS), comumente chamado de isopor, é um material que compreende maior isolamento termoacústico e apresenta uma estrutura mais leve, garantindo economia com relação ao escoramento e à fundação da edificação.
Este tipo de enchimento tem o custo um pouco mais elevado do que o cerâmico e necessita de cuidados especiais em sua aplicação, para não ocorrer problemas na estrutura da edificação.
5 principais vantagens do uso de laje treliçada
A utilização de laje pré-moldada de treliça traz muitas vantagens para o resultado final da obra, beneficiando a estrutura da construção e o meio ambiente.
Em comparação à laje convencional, as principais vantagens destacadas são:
1- Otimização do tempo de execução
2- Redução da utilização de insumos naturais (madeira) para formas
3- Maior limpeza e organização no canteiro de obras
4- Utilização de menor quantidade de mão-de-obra
5- Maior economia com escoramento e fundação
Você também pode gostar de ler sobre:
➡ O que é Lean Construction? Utilize esta técnica em sua obra |
Gerencie suas obras com o Obrafit
Por meio do sistema de gerenciamento online Obrafit é possível compartilhar informações em tempo real entre o proprietário, o engenheiro e o arquiteto para que, juntos, possam discutir soluções mais práticas, econômicas, sustentáveis e eficazes, como a definição de qual tipo de laje utilizar em suas obras.
Gostou do conteúdo?
Conte-nos o que achou do tema e compartilhe nosso blog com amigos e parceiros de negócios.
Fique por dentro das novidades do setor de construção civil, arquitetura e engenharia acessando nossos outros conteúdos e conheça mais a respeito de gestão de obras.