Saiba as etapas mais importantes para um orçamento perfeito. Entenda os pontos principais e necessários na construção do planejamento de sua obra.


É de conhecimento geral que obras envolvem diversos fatores em um planejamento. Não adianta planejar a obra sem levar em conta, material, orçamento, planta, equipe e vários outros elementos que são necessários para a base de uma obra, seja reforma ou contrução do zero.

Hoje vamos falar de orçamento, uma das maiores dores de cabeça no processo de planejamento e também um dos fatores que mais se alteram ao longo da obra em função de ajustes, desperdícios de materiais e etc.

Entretanto, fazer um orçamento não precisa ser doloroso ou tão difícil. Lembrando que um bom oramento é aquele que mais se aproxima da realidade do projeto.


Veja abaixo as 5 etapas para um planejamento efetivo

 

  • Primeira etapa: Levantamento de quantidade. Levantamento de quantidade. Quantificar cada etapa da sua obra, alvenaria, aço e os materiais em geral que serão usados ao decorrer da sua obra.
  • Segunda etapa: Definição dos custos unitários. Toda obra tem uma composição de preço e é necessário destrinchar todas essas composições e chegar no valor final.
  • Terceira etapa: Definição das despesas indiretas. Calcular todas as despesas que têm relação com o seu projeto, mas não estão diretamente ligadas à execução da obra, como tributos, seguros, e etc.
  • Quarta etapa: Cálculo do BDI (Benefícios e despesas indiretas). Não existe lei ou norma que estabeleça uma diretriz para essa fórmula. Mas basicamente o BDI é um cálculo envolvendo todas as despesas indiretas e o seu resultado de obra. Consulte a fórmula em: https://goo.gl/9Ch5Mp
  • Quinta etapa: Formação do preço de venda. Aplicação dos 5% do cálculo BDI (acima) no custo direto, resultando no preço de venda.

Um planejamento bem feito pode alterar o rumo e o produto final da sua obra, portanto é de necessidade básica que o orçamento seja bem feito.


O Obrafit é um sistema que estuda há mais de dois anos as dificuldades de gestão dos arquitetos, engenheiros e gestores de obras e também do proprietário da obra, com foco em soluciuonar as dificuldades e variáves da gestão de obras. Aqui você pode fazer quantos orçamentos achar necessário. Acompanhe nossa página e fique por detro das nossas soluções e em breve disponibilizaremos nossa versão grátis de um sistema focado na gestão de obras.

Assine nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão.