5 etapas para um orçamento perfeito de suas obras
Entenda os pontos principais e mais importantes do planejamento de sua obra para a elaboração do orçamento perfeito com base em 5 etapas.
É de conhecimento geral que obras envolvem diversos fatores em um planejamento.
De nada adianta planejar a obra sem levar em conta os custos com maquinário, insumos, planta, equipe, mão-de-obra e vários outros elementos necessários para a base de uma construção, seja uma reforma ou uma edificação do zero.
Hoje vamos falar de orçamento, uma das maiores dores de cabeça no processo de planejamento e também um dos fatores que mais se alteram ao longo da obra em função de reajustes, desperdícios de materiais, problemas com logística e etc.
Entretanto, fazer um orçamento não precisa ser doloroso ou tão difícil. Lembrando que um bom orçamento é aquele que mais se aproxima da realidade do projeto.
Veja abaixo as 5 etapas para um orçamento perfeito e efetivo
-
Primeira etapa:
Levantamento de quantidade. Quantificar cada etapa da sua obra, alvenaria, aço e os materiais em geral que serão usados ao decorrer da sua obra.
-
Segunda etapa:
Definição dos custos unitários. Toda obra tem uma composição de preço e é necessário destrinchar todas essas composições e chegar no valor final.
-
Terceira etapa:
Definição das despesas indiretas. Calcular todas as despesas que têm relação com o seu projeto, mas não estão diretamente ligadas à execução da obra, como tributos, seguros, e etc.
-
Quarta etapa:
Cálculo do BDI (Benefícios e Despesas Indiretas). Não existe lei ou norma que estabeleça uma diretriz para essa fórmula. Mas basicamente o BDI é um cálculo envolvendo todas as despesas indiretas e o seu resultado de obra.
-
Quinta etapa:
Formação do preço de venda. Aplicação dos 5% do cálculo BDI (acima) no custo direto, resultando no preço de venda.
Um planejamento bem feito pode alterar o rumo e o produto final da sua obra, portanto é de necessidade básica que o orçamento seja bem feito.
Que tal inovar no gerenciamento de suas obras?
Com o Obrafit você terá controle simples de suas obras, do orçamento à execução, através de um sistema intuitivo, contando com a interação dos proprietários ou prestadores de serviços.
Orçamentos de obras, controle financeiro, compras, relatórios diários de obras, compartilhamento de documentos e imagens direto da obra com parceiros e proprietários, aplicativo móvel e muito mais.