Entenda os pontos principais e mais importantes do planejamento de sua obra para a elaboração do orçamento perfeito com base em 5 etapas.

É de conhecimento geral que obras envolvem diversos fatores em um planejamento.
De nada adianta planejar a obra sem levar em conta os custos com maquinário, insumos, planta, equipe, mão-de-obra e vários outros elementos necessários para a base de uma construção, seja uma reforma ou uma edificação do zero.

Hoje vamos falar de orçamento, uma das maiores dores de cabeça no processo de planejamento e também um dos fatores que mais se alteram ao longo da obra em função de reajustes, desperdícios de materiais, problemas com logística e etc.

Entretanto, fazer um orçamento não precisa ser doloroso ou tão difícil. Lembrando que um bom orçamento é aquele que mais se aproxima da realidade do projeto.

 

Veja abaixo as 5 etapas para um orçamento perfeito e efetivo

 

  • Primeira etapa:

    Levantamento de quantidade. Quantificar cada etapa da sua obra, alvenaria, aço e os materiais em geral que serão usados ao decorrer da sua obra.

     

  • Segunda etapa:

    Definição dos custos unitários. Toda obra tem uma composição de preço e é necessário destrinchar todas essas composições e chegar no valor final.

     

  • Terceira etapa:

    Definição das despesas indiretas. Calcular todas as despesas que têm relação com o seu projeto, mas não estão diretamente ligadas à execução da obra, como tributos, seguros, e etc.

     

  • Quarta etapa:

    Cálculo do BDI (Benefícios e Despesas Indiretas). Não existe lei ou norma que estabeleça uma diretriz para essa fórmula. Mas basicamente o BDI é um cálculo envolvendo todas as despesas indiretas e o seu resultado de obra.

     

  • Quinta etapa:

    Formação do preço de venda. Aplicação dos 5% do cálculo BDI (acima) no custo direto, resultando no preço de venda.

 

Um planejamento bem feito pode alterar o rumo e o produto final da sua obra, portanto é de necessidade básica que o orçamento seja bem feito.

 

Que tal inovar no gerenciamento de suas obras? 

 

Com o Obrafit você terá controle simples de suas obras, do orçamento à execução, através de um sistema intuitivo, contando com a interação dos proprietários ou prestadores de serviços.
Orçamentos de obras, controle financeiro, compras, relatórios diários de obras, compartilhamento de documentos e imagens direto da obra com parceiros e proprietários, aplicativo móvel e muito mais.

Clique aqui para ter uma experiência completa e totalmente gratuita durante 30 dias, sem cadastro de cartões ou assinaturas.

Gostou? Confira os planos de assinatura ou nos conheça melhor, visitando nosso site e outros conteúdos aqui do blog.