Descubra 5 dicas de como utilizar a Tabela SINAPI na construção civil
Saiba por onde começar a sua obra e tenha um norte para as precificações e orçamentos com a Tabela SINAPI. Esses dois pontos são fundamentais para o gerenciamento das obras, porém, também são gargalos para o serviço quando não se possui uma base para trabalhar.
SINAPI significa “Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices na Construção”, ou seja, no Brasil há um parâmetro de regras e exigências para a formação de um orçamento para serviços de engenharia e obras. Na realidade, não é uma tabela em si, mas sim um sistema de consulta onde podem ser localizados documentos e planilhas sobre preços de equipamentos, insumos, base salarial de cada estado do país, entre outras informações.
+5 vantagens da locação de equipamentos na construção civil
A Caixa Econômica Federal e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) são responsáveis por manter os dados atualizados, coletando-os por meio de pesquisas de atualizações mensais.
Para os profissionais desta área, a Tabela SINAPI é de grande importância, pois deve fazer parte da base de seus projetos. Dessa forma, confira abaixo 5 dicas de como usar essa ferramenta:
1 – Precificação correta
Quando se trata de estabelecer o valor do seu serviço ou fazer um orçamento, a Tabela SINAPI é uma ferramenta extremamente útil. Nessa plataforma, você pode acessar os valores de prestação de serviço para cada estado, permitindo que você compare os valores orçados e avalie se estão dentro dos parâmetros desejados.
2 – Economize tempo
Ao consultar a Tabela SINAPI, você tem acesso a serviços completos e detalhados, o que otimiza o tempo e os recursos necessários para a sua construção. Você pode utilizar esses dados como base, garantindo que não se esqueça de nenhuma etapa importante e evitando incluir processos desnecessários no seu orçamento.
3 – Participe de editais públicos
A Tabela SINAPI também é uma excelente fonte de informação para quem deseja participar de editais públicos. Conheça os valores praticados pelo mercado para elaborar propostas competitivas e aumentar suas chances de sucesso ao concorrer a projetos governamentais.
4 – Liste todas as etapas da sua obra
Liste todas as etapas da sua obra de forma organizada e estruturada com auxílio da Tabela SINAPI. Isso ajuda a ter uma visão completa do projeto, facilitando o planejamento e a execução das atividades necessárias.
+SINAPI: passo a passo de como utilizar este sistema
5 – Impute os dados para um sistema de gerenciamento de obra
Ao utilizar a Tabela SINAPI, você pode imputar os dados relevantes para um sistema de gerenciamento de obra, como o Obrafit. Isso permite que você tenha um controle mais eficiente sobre o andamento do projeto, facilitando a tomada de decisões e garantindo que tudo esteja dentro dos prazos e orçamentos estabelecidos.