Na hora de construir ou reformar, é importante atentar-se a cada detalhe. Muitas vezes, os tipos de telhas são itens que as pessoas não se preocupam em escolher no primeiro momento do projeto de construção, no entanto, a telha ideal para sua obra pode fazer uma grande diferença estética e funcional.

Há muita variedade de telhas no mercado, sendo assim, é importante conhecer os principais modelos existentes para acertar na escolha e não se arrepender.

 

Qual a importância dos diferentes tipos de telhas?

O processo de instalação do telhado é uma das etapas mais importantes da obra, pois exige um planejamento detalhado de materiais a serem utilizados a fim de evitar gastos imprevistos. Nesta etapa também é feito o cálculo de posicionamento e inclinação das telhas, por isso, quem busca um projeto personalizado deve pensar antecipadamente nas opções disponíveis para que a construção seja iniciada de acordo com o modelo selecionado.

Dessa forma, separamos uma lista para ajudar na sua decisão.

 

15 principais tipos de telhas para sua escolha

 

1. Telhas de cerâmica

Este é o tipo de telha mais utilizado no país e também o mais antigo.

Possui menor custo e melhor funcionalidade térmica, pois diminui a absorção dos raios do sol.

Há diversos modelos de telhas cerâmicas, sendo as mais encontradas: coloniais, portuguesas, francesas, romanas, italianas e americanas.

As diferenças entre as telhas cerâmicas estão no tamanho, formato e encaixes, que foram se tornando mais modernos com o passar do tempo.

 

2. Telhas de fibrocimento

As telhas de fibrocimento são as mais populares depois das telhas cerâmicas. Foram criadas no intuito de substituir as telhas de amianto que eram utilizadas antigamente e faziam muito mal à saúde.

Bastante resistentes às variações climáticas, as telhas de fibrocimento garantem um ótimo isolamento térmico no ambiente.

 

3. Telhas de concreto

Este é um dos tipos de telhas mais contemporâneos e muito utilizado atualmente em projetos modernos e sofisticados, garantindo um belo visual.

Apesar de proporcionar conforto térmico, a telha de concreto é mais porosa e, por isso, necessita de manutenção e limpeza periódica.

 

4. Telhas Esmaltadas

As telhas esmaltadas basicamente são telhas cerâmicas com um acabamento diferenciado. Ao final do processo de produção, as telhas recebem uma camada de tinta esmaltada, com a cor escolhida no projeto.

Esta camada de tinta faz toda a diferença na aparência do telhado e auxilia na durabilidade do material.

 

5. Telhas de PVC

Um dos tipos de telhas mais resistentes e de fácil manuseio, a telha de PVC merece destaque como opção de escolha.

Possui ótimo custo x benefício e pode ser encontrada em diversos modelos, como a imitação de uma telha de cerâmica, por exemplo.

Por serem leves, o custo de instalação é baixo e não necessita de muito esforço.

 

6. Telhas translúcidas

Assim como as telhas de concreto, as telhas translúcidas têm sido bastante utilizadas em construções modernas, e também, sustentáveis.

As mais populares são as de vidro e as de policarbonato.

Por ser transparente, através do telhado de vidro é possível receber a luz solar, iluminando os cômodos de forma natural.

Já no caso do policarbonato, a maior vantagem é o baixo custo do produto, além de garantir uma temperatura agradável no ambiente, pois não há absorção de calor.

 

7. Telhas PET

Produzidas por meio de garrafas PET, estas telhas caracterizam-se por serem leves, resistentes, ecológicas e econômicas.

Suportam variações climáticas e não são pesadas, o que ajuda a diminuir o custo final do projeto, já que não há necessidade de estruturas de sustentação tão reforçadas.

 

8. Telhas de calhetão

Estas telhas também são fabricadas com material de fibrocimento, mas diferentemente dos modelos ondulados tradicionais, as de calhetão possuem um formato mais alongado, para serem utilizadas em grandes espaços comerciais, galpões industriais ou estacionamentos.

 

9. Telhas galvanizadas

Apresentam uma estrutura revestida com uma liga de alumínio ou aço e uma camada de zinco, o que as torna extremamente resistentes às variações climáticas ou corrosões.

Por outro lado, este tipo de telha não proporciona um bom isolamento térmico e possui a grande desvantagem de causar muito barulho no ambiente em dias chuvosos.

 

10. Telhas fotovoltaicas

Ainda pouco utilizadas no Brasil, estas telhas solares consistem em uma nova tecnologia formada por meio da instalação de células fotovoltaicas na própria estrutura de cobertura, gerando energia solar.

Com a implantação deste telhado, o proprietário garante economia, eficiência e beleza, pois diferentemente dos painéis solares, as telhas fotovoltaicas são encontradas no mesmo formato de telhas de cerâmicas, resultando em um projeto harmonioso e com visual inovador.

 

11. Telhas metálicas

Assim como as telhas de calhetão, as telhas metálicas são comumente utilizadas em grandes ambientes, como galpões industriais e construções comerciais.

Podem ser fabricadas por aço, alumínio ou cobre e possuem grande aceitação na construção civil por serem práticas, flexíveis, duráveis e garantir a impermeabilização dos ambientes onde são instaladas.

 

12. Telhas gravilhadas

Basicamente são telhas metálicas que recebem um revestimento de rochas moídas e acabamento cerâmico.

Um telhado com este material apresenta beleza e design elegante para a construção e conta com as vantagens de conforto térmico, alta resistência e durabilidade.

 

13. Telhas de fibra vegetal

Mais uma alternativa ecológica e sustentável, as telhas de fibra vegetal são leves e fáceis de instalar.

São uma ótima opção contra trincas ou rachaduras pois possuem alta durabilidade. Além disso, não acumulam mofo, facilitando sua limpeza e manutenção.

 

14. Telhas termoacústicas

As telhas termoacústicas são formadas por duas telhas de fibrocimento ou de aço, preenchidas com revestimento isolante térmico, como isopor ou lã de vidro. Dessa forma, com a instalação deste telhado é possível manter o silêncio e uma temperatura agradável no ambiente.

 

15. Telhas germânicas

Conhecida pela sua estética e formato diferenciado, esta telha feita em cerâmica é totalmente plana. Seus encaixes formam um visual de escama de peixe por conta das sobreposições das peças.

Instaladas de baixo para cima, permitem um grande ângulo de inclinação e conferem à arquitetura uma sensação de movimento.

 

Como escolher a telha ideal?

Para projetar uma obra é essencial a contratação de profissionais que irão ajudar nas melhores escolhas para sua casa ou empresa.

Através do sistema de gerenciamento online Obrafit, engenheiros, arquitetos e proprietários podem interagir remotamente, compartilhando fotos, tirando dúvidas e colaborando com relatórios e comentários relacionados às obras.

Essa é uma ótima forma de otimizar o resultado de projetos, facilitando a comunicação entre os usuários envolvidos.

Para saber mais sobre nosso sistema de gestão de obras, acesse o site Obrafit ou baixe nosso aplicativo, disponível para IOS e Android.